EUA – A BONECA BARBIE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

Sem título1 

A boneca Barbie vem encantando as crianças por anos a fio. É difícil visitar um quarto de menina onde não haja pelo menos uma, ainda que obtida de segunda mão. Continua sendo um dos pedidos mais constantes no Natal ou nos aniversários. Algumas garotinhas chegam a possuir uma coleção da tão encantadora boneca. Outras similares já apareceram no mercado, mas nenhuma conseguiu desbancar a poderosa Barbie.

Mas como e quando surgiu a bela Barbie, com seu jeitinho de moça? Corria o ano de 1958. Uma mãe, Ruth Hundler, acompanhava sua filhinha Barbara, já na pré-adolescência, brincando com suas bonequinhas costumeiras. Ruth começou a observar que todas as bonecas possuíam a aparência de bebês. Por que então não fazer uma com a beleza que as meninas teriam quando crescessem? Daí nasceu a ideia de criar uma boneca adolescente, com todos os atrativos de uma garota, inclusive os seios.  De posse da ideia, Ruth convenceu seu marido, Elott Handler, dono da indústria Mattel, a abraçar o projeto. Contudo, houve um problema com o primeiro lote de ninfetas, que tivera como modelo uma boneca erótica alemã de nome Lili. Como a cópia ficou muito parecida com a original, a Mattel foi obrigada a pagar uma indenização aos responsáveis pela criação da primeira.

A boneca Barbie, apelido carinhoso da filha Barbara, de Ruth Hundler, apareceu pela primeira vez em 1959, numa feira de brinquedos em Nova York. A partir daí se tornaria um objeto de desejo das meninas em todo o mundo, ou melhor, em quase todo, porque no Japão a bela não alcançou sucesso. Seria por que não tinha os olhinhos apertados das japonesinhas? Curiosos, os criadores e fabricantes começaram a pesquisar o porquê de tal rejeição. Depois de feitas as pesquisas, concluíram que a nova boneca trazia seios que não se adaptavam aos padrões estéticos das japonesas. Corrigida a causa do insucesso nas terras do sol nascente, as vendas explodiram entre as crianças japonesas.

Como uma garota charmosa não nasceu para viver só, dois anos depois, em 1961, Barbie ganhou um namorado, Ken, que teve como modelo o filho de Ruth e Eliott. Neste caso, não seria Ken e Barbie irmãos? Mas não é o que pensam as garotinhas, que veem nos dois um belo par romântico. A glamorosa possui agora três irmãs: Skipper, Stacie e Chelsea.

Curiosidades sobre a boneca Barbie:

  • Vários modelos foram criados a partir da Barbie original (dançarina, fada, cantora, pianista, médica, professora, policial, astronauta, etc.)
  • Foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber inúmeros acessórios.
  • Sua imagem é sempre a de uma modelo de sucesso, com sua beleza e ar juvenil.
  • Ken também varia o corte de cabelo.
  • A boneca é tão famosa, que as garotas excessivamente preocupadas com a moda e a beleza passaram a ser apelidadas de Barbie.
  • Existem alguns modelos Barbie, de várias épocas ou representando mulheres famosas, como Jaqueline Kennedy, de produção limitada, que fazem a festa dos colecionadores.
  • A coleção étnica traz a boneca vestida com roupas típicas de vários países.
  • Muitas das roupas de Barbie  foram inspiradas em estilistas famosos do mundo da moda ou criadas por eles.
  • A Barbie já lançou e irá lançar vários filmes, tais como: Barbie em O Quebra Nozes, Barbie e as Três Mosqueteiras, Barbie em A Canção de Natal, Barbie Butterfly e a Princesa Fada, etc.
  • que circula pelas redes sociais afirma que a fabricante da boneca mais famosa do mundo irá lançar uma versão transexual da Barbie. Será que isso é real?
  • Boatos dão conta de que a Mattel lançará um versão transexual da boneca, com a intenção de “promover a liberdade sexual entre as crianças do mundo”.

Fontes de pesquisa:
A Casa da Mãe Joana/ Reinaldo Pimentel
http://www.boainformacao.com.br

Nota: Imagem copiada de blogdebrinquedo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *