A ARTE DE SUPERAR DESAFIOS

Autoria do Dr. Telmo Diniz

PEIXES

Todos nós encontramos desafios no decorrer da vida. Alguns são mais fáceis, outros medianos e outros bem difíceis. Para superá-los é preciso desenvolver atitudes e características próprias de pessoas que aprenderam a vencer. Certamente, o leitor deve conhecer vários casos, tanto de derrotas quanto da superação de desafios. O texto de hoje aborda o que devemos fazer para saltar de forma obstinada nossas dificuldades.

Nossas vidas, desde sempre, são tomadas por desafios que nos obrigam a reagir a determinada situação ou optar por permanecer na zona de conforto. Nossos desafios iniciam bem cedo, ainda quando criança, em disputas entre amigos, em um torneio esportivo, em desafios estudantis, em desejar ser o primeiro da classe, em disputar a atenção dos pais, etc. Da mesma forma, durante a adolescência, os desafiados passam por processos seletivos como o vestibular e o ingresso na vida profissional. E assim é por toda a nossa vida.

Quando se fala em desafios, as opções normalmente são díspares, ou seja, ou resolvemos seguir de mãos dadas com a vida, e encarar os desafios, que ela nos impõe, ou “brigamos com o mundo” e nos tornamos eternos inconformados, revoltados, como aquele que sempre pensa: “Pra mim tudo dá errado!”.

Quando a gente responde de forma positiva e construtiva aos nossos desafios, nossas forças e virtudes como a coragem, o caráter e a perseverança emergem de forma exponencial. De forma contrária, com pensamentos negativos, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade. Veja na adversidade a sua oportunidade de crescimento. Aprendemos a nadar com as correntezas do rio e não na calmaria do remanso.

Alguns pontos são importantes serem colocados em prática, quando o tema é vencer desafios:
• Tenha sempre pensamento positivo. Diga “sim, eu sou capaz”.
• Mantenha-se calmo e tranquilo, pois o pânico não ajuda em nada.
• Transforme os fracassos e seus medos em aliados.
• Aprenda com seus erros do passado, para corrigi-los no futuro.
• Simplifique os problemas que forem surgindo, planejando tudo por escrito, cada etapa do processo. Isso irá facilitar as decisões.

Para vencer os desafios impostos pela vida, você tem que acreditar que pode realmente fazê-lo. Se não acredita em você, ninguém irá acreditar. Certo grau de arrogância não será ruim (isso gera autoconfiança).

Antes que a adversidade o atinja, deve se propor a trabalhar no seu equilíbrio emocional. Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, pode se preparar mentalmente para enfrenta-las de forma combativa, sem medos. Inspire-se e aprenda com os outros que têm que lidar com o sucesso e com as adversidades.

Há muitas histórias inspiradoras de pessoas que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis. Eles triunfaram sobre as suas adversidades, para viver uma vida produtiva e próspera, em vez de renderem-se ao esconderijo do medo. Superar nossos problemas e adversidades é um dos nossos principais desafios. A vida é uma batalha diária. Encare os problemas como parte do viver e do respirar. Inspire-se e vá em frente.

Nota: imagem copiada de tradde.com.br

4 comentários sobre “A ARTE DE SUPERAR DESAFIOS

  1. Rui

    Dr.Telmo
    Os seus textos são sempre muito ricos, está tudo dito. Por vezes a vida nos dá rasteiras, mas não é por isso que nós temos que estar sempre no lugar do “coitadinho”, pois devemos procurar mudar, e quem procura quase sempre acha. Nunca devemos ser negativos, andar sempre com muita ansiadade. O melhor é nos fortalecermos com pessoas exelentes como você, a Lu, etc.

    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      O doutor Telmo sempre escreve textos simples, mas que trazem profundos ensinamentos. Estamos sempre apredendo com ele. A mais triste posição é a de “coitadinho”. Não podemos aceitá-la.

      Abraços,

      Lu

      Responder
      1. Rui

        Lu
        Na verdade encontro pessoas que cruzam no meu caminho, que andam perdidas, não sabem que a vida é feita de coisas simples, como ter carinho pelas pessoas e estar mais atentas aos outros.

        Abraços

        Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Rui

          É verdade! Quem espera encontrar uma “grande” felicidade, irá morrer sem tê-la conhecido. A verdadeira alegra encontra-se nas coisas simples do dia a dia.

          Beijos,

          Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *