A FORTALEZA DA AMIZADE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

Paulo Valença realmente é um grande escritor, que sabe esmiuçar os seus personagens com sabedoria. Os seus livros nos dão a impressão de que estamos assistindo a um filme. (Jornalista Luiz Fernandes da Silva)

Os contos escritos por Paulo Valença é algo que nos envolve, uma mistura de cotidiano com a intrínseca realidade que remete às nossas experiências já vividas. (Professor, escritor e jornalista Dhiogo José Caetano)

Os personagens sofrem com a velhice, com o desemprego, com a prostituição e com o comércio de drogas que os atinge na cidade grande e, principalmente nas favelas, onde residem… Trata-se de uma obra bem escrita – um retrato dos nossos dias. (Escritor e poeta Silveira Nunes)

Foi com imensa alegria que recebi o livro “A Fortaleza da Amizade”, obra do escritor pernambucano Paulo Valença, membro da Academia de Letras do Brasil/PE (ALB). Já li outros títulos publicados pelo autor, todos com a mesma pujança literária, tendo como ambientação a alma humana com as suas multíplices facetas. Jamais conheci um escritor tão preocupado com as injustiças sociais como Paulo Valença. Nas suas obras, ele parece nos acordar da omissão e do egocentrismo tão comuns aos nossos dias. Ninguém pode ficar imune a seus escritos, pois são como um soco na cara de nossa contumaz indiferença.

A criatividade do escritor não nos conduz a um universo de fantasia, mas para um mundo extremamente real, onde os dramas do cotidiano afloram com toda a sua complexidade, jogando-nos no rosto a nossa real humanidade, pontuada por altos e baixos, sendo que, para a gente comum, prevalecem quase sempre os baixos. Além de um texto bem escrito, conciso e preciso, o livro é magnificamente ilustrado pelo artista Fagner Bezerra, dono de traços firmes e sensibilidade extrema. Escritor e ilustrador fazem um casamento perfeito nesta obra.

O primeiro conto do livro é intitulado “O Animalzinho de Ontem” que traz como personagens um pai irascível e um filho sempre humilhado, vendo a mãe e os irmãos curvarem-se, assim como ele, à sua prepotência. O garoto, “à semelhança de um animalzinho judiado, incapaz de defesa”, só sabe obedecer, pois é “a imagem da aflição calada”. O tempo passa… “No leito, o corpo magro do pai…” O garoto, agora homem feito, “encaminha-se ao túmulo onde deposita um ramalhete de flores, numa homenagem e perdão ao pai.”. Nem é preciso dizer mais nada!

O escritor e poeta paulista Hugo Libordoni, assim define o livro de Paulo Valença:

“Desta vez trata-se da obra ‘A Fortaleza da Amizade’, contos e romance, em cujas páginas encontramos o nosso cotidiano com seus dramas da angústia humana, através de personagens que lutam pela sobrevivência material e a de seu próprio mundo interior. […] A crítica literária deveria se mostrar numa análise de acolhimento aos livros de Paulo Valença, que já obteve premiações nacionais e pertence a várias instituições de letras…”.

Paulo, amigo querido, muito sucesso!

Endereço para contato:
E-mail: paulomurilovalenca@gmail.com

2 comentários sobre “A FORTALEZA DA AMIZADE

  1. Paulo Valença

    Lu
    Ao ser acolhido por você em relação à minha escrita (dessa vez se trata do romance “A Fortaleza da Amizade”) constitui para mim em grande vitória literária e um incentivo sem tamanho para que continue escrevendo. Como já afirmei várias vezes: você além de ser uma ótima escritora, destaca-se também como fraternal colega e divulgadora da literatura, principalmente a nacional. Sensibilizado, eu lhe agradeço: Muito Obrigado!

    Com satisfação, divulgarei esta excelente análise entre os meus contatos. O Fagner Bezerra é realmente um grande ilustrador, sabe captar a alma do texto.

    Abraços

    Paulo Valença

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Paulo

      Você merece todo o meu carinho e admiração pelo empenho e seriedade com que trata a literatura brasileira, apesar de todas as dificuldades encontradas. Desejo-lhe muito sucesso e que um autor teatral possa encenar suas vívidas e vibrantes histórias.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *