A LENDA DO UMBUZEIRO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Recontada por LuDiasBH

quero1

O Criador fez todas as árvores iguais, para que nenhuma desejasse ser a outra. Certo dia, porém, resolveu perguntar a cada uma delas como gostaria de ser. A primeira disse que gostaria de ser majestosa, com a madeira tão dura, mas tão dura, de modo que nenhum machado fosse capaz de feri-la. A segunda queria ser bem alta e forte, para poder olhar tudo de cima. Outra queria ser forte e com espinhos, para que ninguém se aproximasse dela. Mais outra gostaria de ser bela e perfumada… E assim o Criador foi satisfazendo o desejo de todas elas. Já quase chegando ao fim, perguntou a uma árvore como gostaria de ser. Ela lhe disse que almejava ter a sua madeira bem frágil, capaz de quebrar com pouca força, mas queria ser frondosa, para ofertar aos homens e bichos muita sombra.

Terminada a realização dos desejos, o Criador procurou aquela árvore que queria ter sua madeira fraca e uma grande copa para oferecer sombra. Queria saber o porquê de seu pedido, já que todas as demais queriam ser fortes e altas. Ela lhe respondeu que não queria que sua madeira servisse de cruz para um inocente.

Essa árvore recebeu o nome de umbuzeiro ou imbuzeiro. E assim tem sido até os dias de hoje.

2 comentários sobre “A LENDA DO UMBUZEIRO

  1. Edward

    LuDias

    Euclides da Cunha chamava o Umbuzeiro de a árvore sagrado do sertão. E realmente, estava certo, além da sombra, suas raízes e frutos e até folhas alimentam os habitantes do sertão. Quanto à história, é muito interessante, pois nos remete a valores humanos hoje tão abandonados, como a solidariedade, a compaixão, o afeto e o amor. Gostei do texto e de sua maneira, sempre encantadora, de escrever. Não deixa de ser um exemplo maravilhoso do que todos podemos fazer para tornar o mundo mais feliz.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Ed

      Como viu, acrescentei duas outras categorias ao blog: Lendas e Mitos e também Fábulas. Como a gente aprende com tais ensinamentos, ainda que pareçam banais. Como bem diz você, em cada um está embutido uma lição de vida, como a solidariedade, a compaixão, o afeto e o amor. Continuarei escrevendo nesta linha. Obrigada pelo incentivo.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *