A MENINA, A BONECA E A BANDEIRA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Hely Pamplona

menina e bone.

A Vila da Barca é uma vila de pescadores, que fica na margem da baia do Guajará, em Belém. Como esse lugar será destruído para a construção da orla da cidade de Belém, resolvi fotografar o local, com o intuito de guardar a sua memória para os que virão, depois de desaparecida aquela pacata vila.

Enquanto fotograva, deparei-me com uma garotinha, abraçada amorosamente à sua boneca de cabeça pelada e roupinha vermelha, provavelmente despresada por alguma menina rica, que me acompanhava com os olhos através de sua janela. Era uma casa pobre. Uma enorme bandeira do Brasil ocupava as duas bandas da janela, embora só se vislumbrasse a metade dela.

Tenho andado muito pelo meu Estado e, como ninguém, conheço as diferenças sociais que nele existem. Pobreza e riqueza, embora em quantidades diferentes, convivem lado a lado. É como se fosse a bandeira brasileira exposta naquela janela. A parte aberta, com a garotinha risonha e sua boneca, representa a pobreza escancarada da maioria do povo dos vilarejos, para quem quiser ver. A parte fechada, com a metade visível da bandeira, esconde a riqueza na mão de poucos, sendo usada e abusada, sem nenhum compromisso com os que pouco ou nada têm.

Foto do autor
Contato: helypamplona@hotmail.com

2 comentários sobre “A MENINA, A BONECA E A BANDEIRA

  1. Tereza Maria de Magalhaes

    Muito significativa sua foto. Não precisa uma só palavra…e a história é contada através dos elementos que a compõem. Emocionei-me…Parabéns, Hely!

    Responder
    1. LuDiasBH

      Tetê

      Para tirar fotos como esta é preciso muita sensibilidade.
      E isso o nosso artista tem de sobra.

      Vejo que você adora fotografia.
      Deve ser uma excelente fotógrafa.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *