A MULHER É ENGANOSA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

 mutra

Já vimos que os provérbios refletem o pensamento masculino, predominantemente machista, de forma que, ao se casar, nenhuma mudança é questionada ao homem, podendo ele mudar da água para o vinho, sem problema algum, mas a mulher, coitada, quando não é advertida, é criticada. O varão conclui que, embora aborrecida, a fêmea é necessária à sua vida, como reza o provérbio árabe: “Uma esposa é como um tapete; se te cobres com ele, irrita-te; se prescindes dele, tens frio.”.

A preocupação do homem deve ser a escolha de uma boa mulher para se casar, a fim de que não caia numa armadilha depois da lua de mel. Um provérbio russo questiona: “As solteiras são belas, doces e meigas; de onde saem todas essas esposas más?”, ou seja, basta a mulher se casar para virar uma bruxa. Por sua vez, um provérbio norte-americano usa o mesmo figurino do anterior: “Se todas são moças boas, de onde saem essas megeras?”. E um árabe ainda é mais cruel: “Quando se casam, deformam-se e, quando o marido morre, ficam carentes.”. Até parece que o macho não quadruplica a pança, passando pelo mesmo processo de envelhecimento.

Os provérbios dão voz aos homens, ao afirmarem que a mulher é uma coisa antes de se casar, e depois se transforma em outra, pois deixa de ser submissa e carinhosa para se transformar num transtorno, que só faz aborrecer o coitadinho do marido, sempre tão frágil, destruindo-lhe a alegria de viver, pois, “Enquanto está com a mãe é terna como um cordeiro; quando se casa mostra os dentes.”, adverte um provérbio sírio. Sendo assim, ensina um provérbio armênio: “Se tens uma mulher boa, não vás a casamentos. Se tens uma mulher má, não vás aos funerais; tens um em casa todos os dias.”. Mas que danura!

Para mostrar a supremacia do macho, diz um provérbio hebraico: “Antes maldade de homem do que virtude de mulher.”. Mesmo quando o provérbio aconselha o homem a ser bom para a mulher, a lambada vem ao final: “Sê bom para a tua mulher e terás a do vizinho.” (provérbio árabe). Que olho grande! Quanto preconceito contra as rainhas da Terra!

Como deve ser uma boa mulher:

  1. É casta e refinada e tem um coração de ouro. (Árabe).
  2. O marido de uma boa esposa se reconhece pela roupa. (Turco)
  3. Como a água que adquire a cor da terra, a mulher adquire o estilo do marido. (Árabe)
  4. Uma boa mulher salva o marido dos maus caminhos. (Chinês)
  5. Uma mulher conserta o que o marido estraga. (Chile)
  6. A boa esposa não envergonha seu marido. (Brasil)

Fontes de pesquisa:
Nunca se case com uma mulher de pés grandes/ Mineke Schipper
Livro dos provérbios, ditados, ditos populares e anexins/ Ciça Alves Pinto
Provérbios e ditos populares/ Pe. Paschoal Rangel

Nota: Imagem copiada de www.cacador.net

2 comentários sobre “A MULHER É ENGANOSA

  1. Pedro Rui

    A mulher é ferrada por ter cão ou não ter; é engraçado, quando solteiras são belas, doces e meigas,quando casadas são vistas como objetos, como diz no texto;são tratadas como tapetes. Eu me pergunto o porquê de as mulheres serem tratadas desta forma? Isso não é só nos países não desenvolvidos, mas por todos os países, esta é verdade.

    Abraços

    Rui Sofia

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      É aquele ditado “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, mas ainda bem que as mulheres estão se conscientizando cada vez mais do valor que possuem, e brigando por ele.
      Só assim poderemos ser respeitadas.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *