Alessandro Magnasco – O BATISMO DE CRISTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição O Batismo de Cristo é uma obra do pintor italiano Alessandro Magnasco (1667 – 1749) que iniciou seus estudos com seu pai, o pintor Stefano Magnasco. Foi também aluno de Valerio Castello e Filippo Abiatti. Trabalhou para o grão-duque Fernando de Medici e para as famílias Borromeo e Visconti, entre outras. Em suas paisagens fantásticas, castigadas pelas intempéries, o artista dispõe suas figuras longilíneas e dramáticas através de uma pintura enérgica e de um jogo de luz responsável por produzir efeitos sombrios. Esta obra é certamente de sua última fase de vida, já nos seus 70 anos de idade.

Ao contrário de outros artistas que pintaram o batismo de Cristo no rio Jordão, Magnesco situa-o numa paisagem fantástica. Seus personagens, que mais se parecem com arabescos, encontram-se totalmente absorvidos pela natureza, composta por um conjunto de galhos, pedras, ondas e nuvens, bem ao estilo fantástico do artista. A imaginação do pintor acrescenta à cena uma tempestade bizarra, como se se tratasse de um acontecimento cósmico.

A figura de Jesus Cristo, meio ajoelhada, pode ser divisada através de um halo brilhante em torno de sua cabeça e uma estrela brilhante logo acima. À frente do Mestre está João Batista, de pé, derramando água sobre sua cabeça. Dois anjos encontram-se à direita de Jesus.

Ficha técnica
Ano: c.1730
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 117 x 147 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *