ANDANDO EM FILA INDIANA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH


filindiConfesso que nunca entendi o porquê de a nossa conhecida “fila” (bicha, em Portugal) ser chamada de “fila indiana”. Quando vejo filmes indianos ou documentários sobre a Índia, não vejo filas, mas aglomerações de pessoas, querendo umas passarem na frente das outras a qualquer custo. A expressão é meio esquisita, pois já deram aos habitantes de nosso país o nome de “índios”, pensando que se tratavam de habitantes da Índia, e agora nossa tão conhecida fila ainda leva o nome de indiana.

Como a curiosidade apertou, lá fui eu atrás do significado da expressão. Descobri, meus caros leitores, que fila indiana não tem nada a ver com a Índia. Trata-se, na verdade, da formação usada por nossos índios (silvícolas das Américas) para caminharem pelas florestas, seguindo as trilhas, quando um ia pisando na pegada do outro, que se encontrava à sua frente. E, em tempos de guerra, o último tinha a missão de apagar os passos do grupo, para não permitir que fossem seguidos pelo inimigo.

Embora a imagem que ilustra este artigo não se trate de uma fila indiana, ela é de uma criatividade sem limites. Enquanto as pessoas permanecem assentadas e descalças, provavelmente esperando serem atendidas num posto de saúde, seus chinelos e sapatos ocupam o lugar delas na fila. É inacreditável a criatividade dos pobres, quando precisam se submeter aos ditames do poder público. Somente eles sabem o que é ficar de pé em longas filas, não importando a idade ou a doença que carregam, por longas horas a fio, até serem atendidos. E quando são!

Nota: imagem recebida via e-mail.

2 comentários sobre “ANDANDO EM FILA INDIANA

  1. José Pedro

    Olá,

    É sempre interessante ficar a saber um pouco mais de coisas que nos são triviais, mas para as quais às vezes não sabemos justificar as origens. Obrigado pelo seu contributo.

    Já agora, uma pequena nota, em Portugal, também se diz maioritariamente “fila”.
    Embora “bicha” seja um sinónimo usado também muito no meu país, tende-se a evitar o seu uso, pois pode ter outra interpretação, mais prosaica…(em Portugal, Bicha = Veado). Faço apenas a observação para evitar algum constrangimento a qualquer irmão brasileiro que queira visitar o meu país.

    PS: Vi também o texto sobre o mosaico de culturas na Índia… é bem verdade o que lá está escrito, é um país pleno de complexidade e diria mesmo de algumas contradições, por vezes ocultas atrás de um exotismo artificial…

    Um abraço,
    José Pedro
    (Porto, Portugal)

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      José Pedro

      Adorei receber o comentário de um nosso irmãozinho de além-mar.
      Embora tenha muitos leitores em Portugal, você é o segundo a comentar, pois tenho o Rui Pedro, em Lisboa, como um leitor e comentarista diário. Quando ele não aparece, fico logo preocupada .

      Temos que ter muitos cuidados aí, pois “fila” é uma palavra constante em nosso vocabulário, pois aqui é costume fazer fila para tudo. Entra-se na fila para isso, entra-se na fila para aquilo… risos.

      “Bicha” para nós, brasileiros, também significa “veado” (efeminado). Jamais usamos a palavra “fila” com tal sentido. “Bicha! também pode significar “lombriga”, no interior do país.

      Quando aqui no Brasil passou uma novela chamada “Caminho das Índias”, eu fiz muitas pesquisas sobre aquele país, cuja espiritualidade, na maioria das vezes, não passa de marketing para turistas ingênuos.

      José Pedro, eu tenho uma categoria no blog voltada para essas expressões que usamos, mas que muitas vezes desconhecemos a origem. Chama-se DECIFRANDO PROVÉRBIOS (Veja abaixo do painel ou na página do ÍNDICE).

      Mais uma vez, muito obrigada por sua visita e, mais ainda pelo seu comentário. Volte sempre e repasse o endereço do blog para os seus contatos… caso tenha gostado.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *