AS MARAVILHAS DA FOLHA DE BETERRABA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

bet.

As frutas e os vegetais geralmente estão sempre na lista dos alimentos mais nutritivos. Mas o que não se sabia, até há pouco tempo, quais os tipos eram os mais benéficos levando-se em consideração um critério: a relação nutriente/caloria. O resultado da pesquisa foi publicado ano passado na revista “Preventing Chronic Disease”.

O referido estudo criou e validou uma lista de alimentos em que são considerados mais potentes os que possuem a maior proporção de nutrientes básicos por 100 calorias. Foi analisado um total de 47 alimentos. A importância para a saúde pública desses nutrientes foi definida pela Organização de Alimento e Agricultura e pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos. São eles: o potássio, fibras, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, folato, zinco e as vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K.

De um total de 47 alimentos, foram listados os top 10. O primeiro lugar, o alimento mais poderoso considerando esse critério da relação nutriente/caloria, é o agrião, seguido, em ordem decrescente, pela couve chinesa, acelga, folhas de beterraba, espinafre, chicória, alface (crespa, lisa), salsa, alface romana e couve verde. Todos contêm altos níveis dos 17 nutrientes considerados como principais do estudo. O curioso é que, no Brasil, alguns deles são pouco valorizados, como o agrião, a acelga e a chicória, e pelo menos um chega a ser desprezado, pois na maioria dos mercados e feiras é jogado no lixo. Trata-se da folha de beterraba, que ocupa nada menos que o quarto lugar na lista. Um importante alimento desprezado por questões culturais. Não sei o motivo!

As folhas da beterraba são ricas em minerais e trazem benefícios importantes para a saúde do organismo. É pouco calórica, com 100 gramas das folhas contendo somente 32 calorias. Contando com vitaminas A, C e do complexo B e alto teor de ferro, as folhas de beterraba agem no combate à anemia, além de ter efeito diurético e laxante.

Graças à presença do pigmento natural carotenóide, as folhas ajudam também a proteger contra o envelhecimento da visão, a chamada degeneração macular senil. Não há contraindicação para seu consumo. Somente quem tem a tendência ao desenvolvimento de pedras nos rins devem consumi-la de forma moderada (possui altas concentrações de oxalatos).

Todos os alimentos listados podem ser feitos de diversas maneiras. Refogados, assados, crus em uma salada, misturados entre si, etc. Comendo o alimento fresco, em sua forma natural, absorve-se a totalidade de suas vitaminas e minerais. Ao cozinhá-los, seja refogando, no vapor ou assando, muito pouco das suas propriedades nutritivas é perdido. O meio de cozimento que deve ser evitado é a fervura, esta sim, produzindo perdas significativas de nutrientes. Caso você ferva o vegetal, recomenda-se usar a água da fervura para molhos ou caldos. Então não perca tempo, peça já a seu verdureiro as folhas de beterraba. Faz bem para a saúde e para o bolso.

Um comentário sobre “AS MARAVILHAS DA FOLHA DE BETERRABA

  1. Sil

    Qual desses alimentos citados acima possuem vitamina D? O meu médico disse que estou sem essa vitamina no corpo.
    Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *