AS MARAVILHAS DO CHÁ VERDE

Autoria do Dr. Telmo Diniz

tel

Já está bem estabelecido que o chá verde ou “green-tea” é benéfico para as pessoas e contra diversas patologias, desde ajudar no controle dos níveis de colesterol, passando pelo equilíbrio do peso corporal e até como coadjuvante no combate ao câncer. O chá verde cobre várias indicações, de acordo com grande número de artigos científicos realizados em todo o mundo. Entre as inúmeras doenças às quais se atribui os benefícios do chá verde, incluem as viroses, como a gripe, os resfriados, o zika vírus, a dengue, etc. Vamos ver hoje como o chá verde pode nos ajudar a combater estas viroses.

O chá verde é retirado de uma espécie particular da planta, a Camellia sinensis. Ao componente principal do chá verde dá-se o nome de polifenol, que são as substâncias que possuem atividades que vão estimular de forma benéfica nossa saúde. Possui enorme atividade antioxidante, o que significa que podem exercer proteção contra os famosos radicais livres. Uma xícara média de chá verde contém cerca de 250mg de polifenóis, sendo esse chá, portanto, extremamente benéfico à saúde.

Mas o que tem o chá verde a ver com as viroses? Para que o leitor tenha um melhor entendimento sobre o tema, é interessante saber que todo e qualquer vírus necessita de um organismo para sobreviver e se multiplicar. Eles são como parasitas, que fora do nosso corpo morrem rapidamente. Quando eles são transmitidos para uma pessoa, procuram células para invadir e se multiplicar. É neste momento que entram em ação os polifenóis do chá verde. Pesquisas apontam no sentido de que estas substâncias impedem a entrada do vírus em nossas células e, portanto, a doença viral, seja ela qual for, não irá evoluir.

Pesquisa recente de São José do Rio Preto (SP) e do Mato Grosso diz que chegaram a um composto que conseguiu inibir o vírus da zika, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e da chikungunya. O trabalho é inédito no Brasil e foi publicado em uma revista científica internacional. Foram seis meses de testes e os pesquisadores contam que usaram um composto natural encontrado no chá verde: o epigalo catequina galato (EGCG), ou seja, um polifenol. Eles isolaram o zika e aplicaram o composto que inibiu a entrada do vírus na célula. Este mesmo composto do chá verde já tinha se mostrado eficaz no combate a outros vírus como o do HIV, do herpes, vírus da influenza (gripe) e o da hepatite C. Agora também se mostrou uma arma poderosa contra o vírus da zika.

A importância desta descoberta decorre dos casos de microcefalia e problemas neurológicos em fetos de mães que foram infectadas pelo vírus da zika. Chegou-se à inibição de 85% dos vírus, o que é mais do que satisfatório. O chá pode ser usado por mulheres grávidas e grande parcela da população, sem maiores problemas. Portanto, vá de uma xícara ao dia em qualquer período do ano e de duas a três xícaras de chá verde nos períodos de alguma doença viral. Fica a dica!

4 comentários sobre “AS MARAVILHAS DO CHÁ VERDE

  1. Patricia

    Oi!

    Quem imaginaria que algumas xícaras de chá trariam tantos benefícios. Apesar de adorar um chá, tenho uma grande resistência em tomar o verde, pois não gosto do sabor. Diante das informações tentarei introduzi-lo no meu cardápio.

    Beijos

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Pat

      Também confesso que o sabor não me é muito agradável. Mas depois de bebê-lo vem um gostinho bem especial. E vale a pena o sacrifício.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. celina telma hohmann

    Hoje nos deparamos com tantas propagandas de medicamentos miraculosos,que vão desde a garantia do rejuvenescimento até o prolongamento da vida. Descarto 99% deles, mas confesso, o chá verde, realmente é excelente! Faço uso da dosagem diária do bendito chazinho e como ele ajuda, principalmente – no meu caso – no trato intestinal. Acho que tenho algum gene indígena, pois sou apaixonada por chás! E não me refiro aos chás que europeus bebem em suas tardes, tampouco os uso exageradamente e sem desconhecer os efeitos nocivos, que algumas plantas podem oferecer.

    Os polifenóis, que no estudo da química nos deixam meio malucos, rs, têm verdadeiramente efeitos bastante benéficos e o chá verde, com o hábito diário, é uma delícia! E acrescento: na pele o efeito é visível com o passar do tempo. Mantém a pele bonita, sim! Bom que o tenham estudado como atenuante da microcefalia. Uma das tragédias atuais! Sigo com meu chazinho diário e o aconselho para todos. Tem um sabor típico, mas os polifenóis sempre mantém aquele adocicado próprio, mascarado pela erva que é um pouco mais forte, mas ainda assim,é gostoso!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Miss Celi

      Se alguém ainda tinha dúvidas quanto às maravilhas trazidas pelo chá verde, depois de ler o seu comentário irá correndo atrás de uma boa xícara. Também gosto muito. Não é à toa que os orientais fazem uso dele há séculos.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *