ASSUNÇÃO DA VIRGEM (Aula nº 50 D)

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Autoria de Lu Dias Carvalho

Embora Florença tenha sido o berço do Renascimento na Itália, Veneza foi tida como o maior centro de arte durante grande parte do século XVI. A cidade era muito rica em mecenas. Seu governo era republicano e sua governança era exercida pelas famílias mais importantes, pelas várias confraternidades (scuole) e por ordens religiosas. O mecenato rivalizava entre si, para ver quem contratava os mais famosos artistas e encomendava as mais belas obras. O objetivo do estado republicano e da igreja veneziana era transformar Veneza numa rival de Roma, de modo que sua arte deveria expor seu talento cultural. O pintor veneziano Ticiano Vecellio foi um dos mais cultuados, tendo exercido grande impacto na arte religiosa. A aula de hoje traz uma obra brilhante do artista. Primeiramente é necessário acessar o link Ticiano – ASSUNÇÃO DA VIRGEM e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.

  1. A temática da obra em estudo é:

    1. religiosa
    2. histórica
    3. mitológica
    4. científica

  2. No monumental retábulo de Ticiano os reinos do Céu e da Terra encontram-se para……… a subida da Virgem ao Céu.

    1. festejar
    2. encobrir
    3. testemunhar
    4. encorajar

  3. Em relação à distribuição das personagens na tela não podemos afirmar que:

    1. Os apóstolos encontram-se na parte inferior.
    2. A Virgem Maria ocupa a parte central.
    3. Deus Pai está posicionado na parte superior.
    4. O anjo com a coroa está na parte central.

  4. O papel dos apóstolos na composição é representar:

    1. os pecadores
    2. santos e santas
    3. a humanidade
    4. o cristianismo

  5. Analisando a composição geometricamente, não podemos dizer que:

    1. Os treze apóstolos estão inseridos num retângulo.
    2. O retângulo ocupa a parte máxima da tela.
    3. A Virgem, Deus Pai e os anjos estão inseridos num círculo.
    4. O círculo ocupa a maior parte da tela.

  6. De acordo com a simbologia representada na pintura podemos dizer que:

    1. O retângulo representa o mundo terreno.
    2. O círculo representa o mundo espiritual.
    3. O mundo espiritual é maior por representar a eternidade.
    4. Todas as respostas estão corretas.

  7. Um triângulo isósceles em cuja base situam-se os dois apóstolos de vermelho, tendo no vértice superior ………………., também usando uma veste vermelha, faz o elo de ligação entre o mundo terreno e o divino.

    1. Deus Pai
    2. um apóstolo
    3. a Virgem
    4. um anjo

  8. O que confirma o movimento ascendente da Virgem são:

    1. Os braços abertos e o olhar direcionado a Deus Pai.
    2. Um grande número de anjos circulando em torno dela.
    3. Seu caminhar gracioso sobre uma nuvem branca.
    4. Sua túnica vermelha e manto azul esvoaçando ao vento.

  9. Todas as afirmações relativas à pintura estão corretas, exceto:

    1. O apóstolo de vermelho, à esquerda, tenta alcançar a base da nuvem, onde se encontra a Virgem.
    2. O pé direito do anjinho — quase tocando a cabeça do apóstolo de roupa verde — demonstra a distância em que se encontra a Virgem de Deus Pai.
    3. A obra de Ticiano prima por suas cores arrebatantes, principalmente pelo vermelho do manto de Maria.
    4. A Virgem mostra seu olhar de alegria e surpresa direcionado a Deus Pai, descendo do céu para recebê-la.

  10. O gigantismo dos apóstolos de Ticiano na composição remete a:

    1. Giotto
    2. Leonardo da Vinci
    3. Rafael Sanzio
    4. Michelangelo

Melhore sua percepção: encontre a assinatura do artista na pintura.

Gabarito
1.a / 2.c / 3.d / 4.c / 5.b / 6.d / 7.c / 8.a / 9.b / 10.d

Nota: Conheça mais sobre a vida do artista, acessando o link:
Mestres da Pintura – TICIANO VECELLIO 

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