Boucher – A VISITA DE VÊNUS A VULCANO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

vivenvul

O gravador, desenhista e pintor francês François Boucher (1703 – 1770) era filho de um artista que criava padrões para bordados e ornamentos. Iniciou sua vida artística ainda muito jovem, como aprendiz de Fraçois Lemoyne, onde ficou por um breve tempo, vindo depois a trabalhar para Jean François Cars, um gravador de cobre. Aos 20 anos de idade recebeu o “Grand Prix de Rome” que era um incentivo aos novos artistas.

A composição denominada A Visita de Vênus a Vulcano é uma obra mitológica do pintor francês François Boucher. Na pintura, Vênus, deusa da beleza e do amor, desce numa nuvem até a oficina de Vulcano, deus do fogo, situada na ilha de Lemnos, para pedir-lhe armas para Eneias, um valente guerreiro troiano, filho da deusa Afrodite (Vênus) e Anquises.

A deusa do amor está rodeada por inúmeros gênios infantis alados, ninfas e pássaros. O deus Vulcano está sentado, próximo à sua forja, sobre um couro de leopardo. Ele se encontra coberto por um manto vermelho e traz na cabeça uma fita da mesma cor. Estende o braço direito para  entregar a Vênus uma espada, com a qual Eneias combaterá. A seus pés está sua inseparável aljava, cheia de flechas.

Ficha técnica
Ano: 1757
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 210 x 200 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris, França

Fonte de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *