CANTIGA POR LUCIANA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

luciana

O IV FIC (Festival Internacional da Canção) foi realizado pela TV Globo, em 1969. No IV FIC, a Globo tentou sanar vários problemas, inclusive o do som horroroso do Maracanãzinho. Houve também a desistência, na última hora, de 10 atrações internacionais. Havia boatos de que os artistas brasileiros, exilados no exterior, estavam boicotando o Festival, aludindo ao clima de terror imposto pela ditadura no Brasil.

Nas duas eliminatórias para classificar as 20 finalistas, as nota foram substituídas apenas por “Sim” ou “Não”. Somente na final houve notas, entre 1 e 10, qualificando as 10 canções primeiras colocadas. Ao contrário dos outros festivais, as músicas não mais traziam mensagens políticas. Wilson Simonal, muito prestigiado à época e um excelente comunicador, foi convidado para presidir o júri. Ele daria o voto de minerva, caso houvesse algum empate.

A primeira fase eliminatória contou com 21 concorrentes. As mais cotadas foram: Madrugada, Carnaval e Chuva (Martinho da Vila), Visão Geral (César Costa Filho, Rui Mauriti e Ronaldo M. de Souza) Cantiga por Luciana (Edmundo Souto e Paulinho Tapajós) e Juliana (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar). Na segunda fase destacaram-se Serra Acima (Sílvio da Silva Júnior e Aldir Blanc), Ave Maria dos Retirantes (Alcivando Luiz e Carlos Coqueiro), Charles Anjo 45 (Jorge Ben), tida como precursora do rap, gênero que só surgiria muito tempo depois, Beijo Sideral (Marcos e Paulo Sérgio Valle) e O Mercador de Serpente (Egberto Gismont).

O resultado da final foi muito bem recebido pela plateia. Cantiga por Luciana (Eduardo Souto e Paulino Tapajós), defendida por Evinha, foi a vitoriosa, e também ganhou o primeiro lugar na final internacional. As premiadas nacionalmente foram:

1º – Cantiga por Luciana
2º – Juliana
3º – Charles Anjo 45
4º – Gotham City

Pode-se dizer que essa foi a noite de Wilson Simonal, que realizou um show fantástico, antes de ser apresentado o resultado do júri, acompanhado por 20 mil vozes. Abaixo, a letra e o link com a canção:

Cantiga para Luciana
Autoria: Eduardo Souto e Paulinho Tapajós
Intérprete: Evinha

Manhã no peito de um cantor
Cansado de esperar só
Foi tanto tempo que nem sei
Das tardes tão vazias por onde andei
Luciana, Luciana
Sorriso de menina dos olhos de mar
Luciana, Luciana
Abrace essa cantiga por onde passar
Lara lá
Nasceu na paz de um beija-flor
Em verso em voz de amor
Já desponta aos olhos da manhã
Pedaços de uma vida
Que abriu-se em flor
Luciana Luciana
Sorriso de menina dos olhos de mar
Luciana Luciana
Abrace essa cantiga por onde passar
Lara lá

https://www.youtube.com/watch?v=PKNO92o4nKo/

Fontes de pesquisa
A era dos festivais/ Zuza Homem de Mello
Uma noite em 67/ Renato Terra e Ricardo Calil
Música Popular Brasileira Hoje/ Publifolha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *