CARNAVAL TAMBÉM É ARTE

Autoria de Arte & Artefato

   CARANVAL1     CARNAVAL

O Carnaval aproxima-se cheio de cores e ritmos. E também cheio de arte. Artistas promissores mostram como o Carnaval pode influenciar e ser influenciado pela arte.

Os blocos afinam suas baterias e os foliões preparam suas fantasias para o Carnaval, que esse ano começa na primeira semana de fevereiro. O Carnaval é a festa brasileira mais conhecida em todo mundo e, com certeza, a mais cheia de entusiasmo. É um momento de reinvenção, inclusive da arte. “A tradição cultural convive com uma renovação artística e estética muito forte”, afirma a antropóloga Nathalia Duarte.

Esse movimento move uma série de concepções e criações bastante refinadas. O artista Thiago Mendes, da galeria online Arte & Artefato, inspira-se no Carnaval para compor as suas obras. “Não há, essencialmente, diferença entre arte e carnaval, o carnaval é basicamente a manifestação mais carregada de arte que o brasileiro costuma acessar”, afirma. Suas pinturas super coloridas e seus quadros cheios de ícones convidam as pessoas a repensar a nossa cultura. Para Thiago, as cores não têm hierarquia nem timidez e parecem comentar sobre o próprio ideário brasileiro. “Não tenho medo de excessos ou misturas de cores. O Brasil é um país multicolorido e não se acanha em utilizar essa particularidade pra se expressar”, afirma.

Ao usar uma concepção mais ampla, Nathalia Duarte explica que arte é uma forma de expressão dos sentimentos humanos e por isso o fazer artístico engloba formas tão diversas. O Carnaval é onde grande parte dessas artes se une: poesia, teatro, dança, pintura. É um momento de celebração da vida.

Apesar da essência festiva, Carnaval também é o momento de falar sobre questões sérias, tristes, e até mesmo de fazer críticas. Esse é um dos pontos essenciais das obras de Thiago, que busca fazer, ao mesmo tempo, uma homenagem e um contraponto ao ‘tipicamente brasileiro’. “Nas minhas obras critico a visão excessivamente ingênua e sem densidade que o signo tropical ganhou e o Brasil abraçou por falta de referências mais problemáticas e produtivas”, explica. Nesse sentido, ele dá destaque ao abacaxi enquanto símbolo máximo e contraditório do que chama de “Tropical Dark”: uma ressignificação filosófica da experiência tropical.

A cultura é um elemento primordial para a construção das suas obras e o carnaval, enquanto parte integrante dessa cultura, não podia estar de fora das suas criações. Atualmente, Thiago está produzindo uma série de pinturas sobre o carnaval de rua, onde privilegia o povo em situações típicas da festa, porém sem qualquer traço lírico ou idealizado. Fora isso, está sempre procurando carnavalizar abacaxis, questões e ações.

Nota: as pinturas são obras do artista Thiago Mendes

Contato
Arte & Artefato
Telefones: (31) 4062-7745 | (31) 9 9304-0200
www.arteeartefato.com.br | www.facebook.com/arteeartefato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *