Monet – REGATAS EM ARGENTEUIL

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

monet7

Monet dedicou muitas pinturas aos barcos a vela. E Regatas em Argenteuil é uma das obras-primas do Impressionismo. É também muito famosa pelo modo espontâneo com que o pintor dispõe as cores na tela. As pinceladas são largas e, em alguns pontos, umas são sobrepostas às outras

Monet emprega no quadro pares de cores complementares: verde e vermelho, azul e laranja. Ele emprega cores puras e mistas, frias e quentes, em alternância, o que dá à obra uma grande luminosidade. O branco e o vermelho encontram-se no azul do céu, no azul do rio e no verde da margem. O artista capta a cena de um ângulo mais fechado, como se estivesse bem próximo dela.

Este quadro foi pintado de dentro do barco ateliê do pintor, ancorado perto das margens de Petit-Gennviliers, perto de Argenteuil. À direita encontram-se casas do lugar e, à esquerda, ao fundo, vê-se vagamente a ponte de Argenteuil. Na água aparecem os reflexos dos barcos a vela, oscilando no Sena, que variam conforme o tamanho.

O céu, as casas e as árvores também se encontram refletidas na água. Para representar os reflexos do céu, o pintor usou pinceladas de um azul mais escuro. Casas, barcos, vegetação e personagens, com suas sombras coloridas, parecem tremular na água com uma intensidade quase real. Compõem o cenário os homens conduzindo seus barcos e uma mulher com sombrinha. Também tenho a impressão de que existe uma segunda mulher próxima a uma árvore.

Ficha técnica:
Ano: 1872
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 48 x 75 cm
Localização: Museu d`Orsay, Paris, França

Fontes de pesquisa:
Claude Monet/ Coleção Folha
Grandes Mestres da Pintura/ Editora Abril
Monet/ Editora Taschen
Monet/ Editora Girassol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *