DO ARCO-DA-VELHA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Alfredo Domingos

Atha12

Do arco-da-velha é uma expressão popular da Língua Portuguesa que significa “surpreendente”, “incrível”, “espantoso”, “inusitado”. Às vezes, a expressão completa é: “coisas do arco-da-velha”. Ela também pode servir para qualificar uma história ou alguma coisa que foi atingida pela invencionice. Do arco-da-velha, geralmente, é usada para fazer referência a histórias do passado, para contar proezas e astúcias, enfim. Os escritores, mascates, artistas, barbeiros e pescadores são mestres neste tipo de narrativa.

Por volta do século XIX, a expressão “arco-da-velha” servia para descrever o arco-íris, chamamento que não é tão comum atualmente. Uma das explicações aborda que a denominação foi criada graças à história bíblica de Noé. Depois do dilúvio, Deus fez o arco-íris para indicar a sua aliança com o ser humano, e afiançar que não haveria outro daquela grandeza. Dessa forma, na expressão “do arco-da-velha”, a palavra “velha” representa a “velha aliança”, que Deus formou conosco. Por esse motivo, o arco-íris também é evocado como arco da aliança.

Há alternativa para a origem da expressão. É que, inicialmente, ela seria “arca da velha” e não “arco-da-velha”, em função de que senhoras idosas guardavam quinquilharias e recordações secretas nas suas arcas.

Fonte de pesquisa:
http://www.significados.com.br

Nota: Imagem de http://ericksonianamente.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *