Dosso Dossi – SÃO SEBASTIÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Dosso Dossi (c. 1489 – 1542), artista da época da Renascença, foi batizado com o nome de Giovanni di Niccolò de Lutero. Seu pai trabalhava para os duques de Ferrara. Era irmão do também pintor Battista Dossi, que foi aluno de Rafael Sanzio. É possível que tenha estudado com Lorenzo Costa. Foi um dos grandes nomes da Escola de Ferrara, no século XVI. É possível que tenha se ligado ao círculo de Rafael, em Roma. Além dos afrescos, também pintou painéis com temas mitológicos, cristãos e alegóricos. Mesclou o estilo de Ferrara com o de Ticiano, que conheceu em Veneza, e Giorgione. Suas obras mais famosas são as alegorias mitológicas, tema que era muito valorizado na corte humanista de Ferrara. Sua personalidade era rica e complexa. Legou à posteridade maravilhosos trabalhos.

O belíssimo painel de Dosso Dossi, denominada São Sebastião, que chegou a ser atribuído a Giorgione, foi criado na sua maturidade, tendo a paisagem sido inspirada na tradição de Giorgione. O santo encontra-se de pé, seminu, com seu gracioso corpo, elegantemente arqueado para sua esquerda, tendo apenas parte de seu manto azul-esverdeado, que desce da cabeça até o chão, a cobrir-lhe a genitália. Seus braços fortes e musculosos, levantados para o alto, circundando sua cabeça, estão amarrados a uma árvore frutífera. Duas setas perfuram-lhe o dorso nu. Os olhos do santo estão voltados para cima, numa expressão de dor, como se pedisse forças ao Pai. A seus pés, à esquerda, jaz sua brilhante armadura.

A árvore, a que está amarrado o santo, forma uma espécie de dossel sobre sua cabeça. Suas folhas e frutos possuem contornos claros. À esquerda, como se fosse uma visão, uma janela abre-se para uma cidade cheia de árvores, vegetação rasteira, estradas e edificações, sob um céu azulado com nuvens brancas.

Esta obra foi restaurada em 2010 por causa de problemas no seu suporte. Os restauradores obtiveram duas informações importantes: já havia sido restaurada no passado, embora não haja nenhuma documentação acerca disso, e foi reduzida em cerca de 50 centímetros na base e cerca de 10 centímetros no lado direito.

Ficha técnica
Ano: c. 1526
Técnica: painel
Dimensões: 182 x 95 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
http://www.finestresullarte.info/operadelgiorno/2016/529-dosso-dossi-san-sebastiano.php#cookie-ok

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *