Duccio – RETÁBULO DA MAESTÀ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

                  redama     redama1

O retábulo Maestà (que significa “Majestade” em italiano) é uma obra-prima do pintor italiano e pré-renascentista Duccio, encomendada para ornamentar o altar-mor da Catedral de Siena. O contrato de trabalho para sua execução deu-se em 1308, levando o artista três anos para concluí-lo. Tratava-se de uma obra imensa, pintada dos dois lados (frente e verso), encimada por sete pináculos, tendo na base painéis menores, com cenas narrativas referentes ao painel principal. Era a obra mais famosa do pintor, composta por sessenta ilustrações.

A parte da frente do retábulo mostrava, no centro, a Madona com seu Menino, rodeada por santos e anjos, e pequenos painéis sobre a Infância de Jesus e os Profetas. O reverso do retábulo apresentava o restante da passagem da vida da Virgem e de seu filho Jesus Cristo, num total de quarenta e três pequenas cenas. Para quem não sabe, um retábulo é uma pintura devocional, em têmpera (pigmentos em pó normalmente misturado com gema de ovo, água e cola num painel de madeira).

Segundo informações de pessoas da época, os habitantes da cidade transformaram em festa o dia em que o retábulo, ainda incompleto, foi levado em procissão até o altar-mor da Catedral de Siena, em 1311, onde permaneceu durante quase dois séculos, até 1506. Durante três dias, muitas esmolas foram distribuídas aos pobres, e grandes festas foram realizadas. Tudo na cidade parou para a comemoração da majestosa obra de arte.

Com a finalidade de oferecer ornamentos para dois altares, e também vender partes dele, o retábulo foi serrado em 1771. É uma pena que os painéis que compunham a Maestà tenham sido desmembrados, pois além de danificar as pinturas, muitos deles foram perdidos. Algumas peças soltas foram vendidas enquanto outras desapareceram por completo. Encontram-se restos do retábulo da Maestà em vários museus de arte. A parte do que sobrou encontra-se hoje no museu da cidade de Siena.

A Maestà possui a forma de um enorme retângulo horizontal, coroado por pináculos, e traz na base uma “predella” (pequenos painéis). A parte da frente possui uma enorme pintura central, em forma de retângulo, mostrando a Virgem entronizada com seu Menino, em meio a uma corte celestial de santos, anjos e padroeiros. A parte de trás do retábulo é subdividida em 26 compartimentos que mostram a Paixão de Cristo.  Tanto a parte da frente quanto a de trás da “predella” traz cenas da infância e do ministério de Jesus. Os pináculos, encimando toda a obra, representam os acontecimentos após a Ressurreição de Cristo. Ao todo, existem 59 cenas narrativas. É lamentável que uma obra-prima dessa tenha sido esfacelada.

Nota: a ilustração à esquerda é a parte da frente do retábulo Maestà e a que se encontra à direita é a parte da trás.

Fontes de pesquisa
Duccio/ Abril Cultural
1000 obras-primas da cultura europeia/ Könemann
http://www.themasterpiececards.com/famous-paintings-reviewed/bid/92327/Famous-Paintings-Duccio-s-Maesta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *