É PRECISO FAZER UM CHECK-UP DA ALMA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

ingles1234567

Várias pessoas estão doentes da alma e, muitas vezes, deixam outras doentes também. Doenças d’alma, quando não tratadas, contaminam outros ao seu redor. Normalmente são pessoas pessimistas, para quem nada está bom, são desconfiadas e inseguras, negativas, invejosas, etc. Conhece alguém assim? Provavelmente. São indivíduos que podem até apresentar boa saúde física, mas que pouco se conhecem e sofrem ano após ano com doenças do espírito. Uma completa avaliação interior, incluindo aí um check-up da alma, é bem indicada.

Estamos conhecendo, a cada ano que passa, mais e mais o universo e seus segredos, mas não conseguimos entender direito e profundamente o nosso próprio coração. Não nos conhecemos verdadeiramente. Não sondamos suficientemente a nós mesmos. Não gerenciamos bem nossas angústias, medos e aflições. Nosso interior, não raro, passa-nos a perna. Por isso, a vigilância é essencial. E é através dela que mantemos afastado de nós atitudes que envenenam a alma, como a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a inveja, a blasfêmia, a soberba e a loucura.

Faz parte da vida, às vezes, ficar triste, ansioso ou amedrontado. A variação emocional é que dá colorido à vida. Só devemos nos preocupar se nos “congelarmos” em um único estado, como ficar engessado emocionalmente e sem poder de reação. São em momentos como esses que devemos olhar para dentro de nós mesmos e iniciarmos algumas reflexões.
Alguns pontos são importantes a serem observados em nosso comportamento, como forma de uma autoanálise:

• Evitar fugir das situações desagradáveis, pois o confronto e o enfrentamento dos problemas fazem parte da vida.
• Não queira aparentar uma coisa e estar sentindo outra. Portanto, aprenda a dizer “não”. Se você não se respeita, certamente não ganhará a admiração dos outros.
• Explosões de raiva são típicas de pessoas que querem resolver o problema no grito. Na verdade, não resolvem e criam ressentimentos. Por isso, pratique a tolerância. Saiba ouvir opiniões contrárias, pois elas podem ser mais construtivas do que as suas. O bom negociador sabe pedir, mas também sabe ceder, para que o equilíbrio seja atingido.
• A conscientização dos defeitos que temos e a apuração de nossas virtudes são as chaves para melhoramento e aperfeiçoamento interior.

Cristo, como o melhor de todos os médicos, certamente receitaria:

• tomar diariamente, já ao acordar, uma xícara de chá de agradecimento;
• ao chegar ao trabalho, tomar uma colher de sopa de “bom dia”;
• de hora em hora, tomar um comprimido de paciência;
• beber doses semanais de humildade;
• logo ao chegar em casa, inalar doses de paz e amor,
• e ao deitar-se, usar sua dose noturna de consciência tranquila.

Agindo assim, não mais ficará doente, e todos os seus dias certamente serão de confraternização e solidariedade. O corpo agradece, quando a saúde da alma e do espírito vão bem.

Nota: Madalena Arrependida, obra de Artemisia Gentileschi

4 comentários sobre “É PRECISO FAZER UM CHECK-UP DA ALMA

  1. Pedro Rui

    Pois temos e devemos alimentar a nossa alma. Quem ama a disciplina, ama o conhecimento. a ansiedade no coração humano é o que fará se curvar, mas boas palavras e boas ações o alegra. Os sábios de coração encontrarão sempre perspicácia e ela é fonte de vida.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      A palavra só tem sentido quando vem acompanhada da boa ação. Fora disso não passa de blá-blá-blá sem sentido, no intuito de enganar o próximo. E é o que temos visto muito nos dias de hoje. Homens de belo falar e ações apodrecidas. Eles trazem apenas a intenção de enganar, levando vantagem em tudo. Sempre que puder, troque a palavra pela boa ação.

      Abraços,

      Lu

      Responder
      1. Pedro Rui

        É verdade, homens belos no falar e apodrecidos nas suas ações, esses são pobres e não sabem, não é geral, mas todos dias tenho que me desviar dessa gente. Os conselhos do doutor Telmo devem ser ouvidos, são bons conselhos.

        Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Rui

          O doutor Telmo é muito sábio. Escreve coisas muito importantes para nossa saúde física e mental. Seus conselhos devem sempre ser levados em conta.

          Abraços,

          Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *