El Greco – LAOCOONTE

Autoria de LuDiasBH

lacoon

Provavelmente, Laocoonte tenha sido a única composição com tema mitológico, produzida por El Greco (ele fez mais duas cópias da tela), que não nutria nenhum interesse por tal temática, mas sim pela sacra, ainda que a mitológica fosse muito procurada pelos colecionadores. Além do tema da tela causar surpresa, também surpreende o seu formato horizontal, uma vez que o artista sempre optava pela verticalidade.

Segundo o mito, Laocoonte, sacerdote de Apolo, casou-se contra a vontade do deus e teve dois filhos denominados Antífenes e Timbreu. Apolo ficou mais irritado ainda quando Laocoonte arremeçou sua lança contra o Cavalo de Troia. E, por isso, vingou-se enviando duas serpentes marinhas para matar os filhos de seu sacerdote, mas esse, ao tentar salvá-los, acabou sendo picado e morto.

A cidade de Toledo, ao fundo, serve de vez a Troia. Laocoonte está no chão, lutando contra uma gigantesca serpente, tendo um dos filhos, possivelmente já morto, próximo à sua cabeça, enquanto o segundo está de pé, a seus pés, também lutando contra uma serpente.

À direita dos condenados, o deus Apolo, acompanhado de uma deusa ou ninfa, possivelmente, observa toda a cena. Todas as figuras encontram-se nuas. As nuvens fantasmagóricas são responsáveis por levar luminosidade e dramaticidade à composição. É possível ver o Cavalo de Troia à porta da cidade.

Ficha técnica
Ano:1610-1614
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 142 x 193 cm
Localização: Galeria Nacional, Washington, EUA

Fonte de pesquisa
El Greco/ Editora Girassol

2 comentários sobre “El Greco – LAOCOONTE

  1. Pedro Rui

    Realmente é uma obra belíssima, eu gosto muito de desenhos surrealistas, esta é uma dessas obras,tem uma história triste, mas interessante.

    Abraços

    Rui Pedro

    Responder
    1. LuDias

      Rui

      Trata-se de uma obra muito interessante de El Greco. Ele busca o mito de Laooconte para fazer sua composição. Também gosto muito.

      Abraços,

      Rui

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *