ELA – ÁNIMA E ÁNIMUS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

 jung    jung1

O homem é masculino por fora e feminino por dentro; a mulher é feminina por fora e masculina por dentro (Carl Gustav Jung)

Ánima e ánimus, respectivamente para o homem e para a mulher, são as entidades da psique humana que exercem uma função mediadora entre o ego e o self. (Luís Pellegrini)

Deixe a ánima ir à frente. Basta seguir atrás, pelo caminho que ela traça. (Roberto Gambini, psicólogo)

O psicológo Carl Gustav Jung nomeia como ánima (alma em latim) a parte feminina que existe na psique masculina. Por sua vez, ánimus seria a componente masculina existente na psique feminina. Ou seja:

  • Ánima – na psicologia junguiana, o princípio feminino da psique do ser humano.
  • Ánimus – na psicologia junguiana, o princípio masculino da psique do ser humano.

A introdução acima tem por finalidade levar o leitor até o livro ELA, escrito por Henry Rider Haggard, já traduzido para o português, um dos preferidos de Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço, que ainda hoje exerce grande influência na psiquiatria, tendo muitos seguidores.

ELA conta a história de Ayesha, que embora branca, é a rainha de uma nação negra, no interior da África. A história passa-se num ambiente exótico, em meio a animais selvagens, sociedade tribal, seres materiais e imateriais, feitiçaria e outros elementos da cultura africana. Tudo caminha na mais perfeita ordem, até a chegada de três ingleses ao reino de Ayesha. Os três acabam se apaixonando, cada um a seu modo, por essa mulher excepcional, quase deusa, dotada de poderes incomuns aos mortais. A partir de tal encontro, os moços jamais serão os mesmos.

Para Jung, o importante em ELA é mostrar, simbolicamente “o encontro necessário que todo homem deve ter com sua própria ánima, num encontro consigo mesmo” num processo de autodescoberta, pois não é mais possível ignorar as nossas dualidades.

Já dizia Pepeu Gomes na sua música Masculino e Feminino:

Ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou Masculino e Feminino…

Olhei tudo que aprendi
E um belo dia eu vi…

Que ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou Masculino e Feminino…

Vou assim todo o tempo
Vivendo e aprendendo
Ôu!…

(…)

Fonte de Pesquisa:
http://www.brasil247.com/ Oásis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *