ESTAR COM O OVO VIRADO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

ovo

Existem pessoas com as quais é difícil lidar, pois parecem se encontrar sempre de ovo virado, de mal com a vida. Sorriso nos lábios é como chuva no deserto. Um cumprimento na boca é desperdício de palavras. É uma danação conviver com as tais. Algumas alegam que, quem exerce o papel de chefia, precisa estar sempre sério, carrancudo, para ser respeitado. Outras, incluindo certos patrões no trato com seus serviçais, acham que empregados pertencem a outra estirpe, não merecedora de gentilezas. E, para algumas outras, basta apenas subirem num tijolo para mudarem a personalidade, ainda que exerçam o simples papel de síndico ou chefe de escritório. Franzem a cara, como se tivessem com um ovo atravessado na saída do oritimbó.  Tola raça humana, não aprende mesmo que a vida é passageira e somos todos iguais diante da morte e, consequentemente,  deveríamos ser, também, diante da vida.

Como já dissemos várias vezes, a sabedoria popular é de uma riqueza inestimável, pois nada possui base científica, sendo tudo fruto da observação empírica. E cai sempre como uma luva. A expressão “estar de ovo virado”, por exemplo, é de origem popular, nascida da observação do povo no meio rural. Assim como o bebê, que deve nascer com a cabecinha para baixo, para não trazer demasiado sofrimento à mãe, o ovo da galinha deve estar com a parte mais fina para baixo, na hora de ser expelido. Caso esteja ao contrário, a ave passa por maus momentos, coitadinha, podendo até morrer. E com a presença da dor qualquer um fica nervoso e mal-humorado, até mesmo os bichos.

Nota: Imagem copiada de virgula.uol.com.br

4 comentários sobre “ESTAR COM O OVO VIRADO

  1. Alfredo Domingos

    Lu,
    Inicialmente, faço cumprimentos pela escolha do tema. Você conduziu o texto de forma leve, trazendo a visão popular para nós. A sabedoria está, acima de tudo, na simplicidade. Matutando sobre o assunto, lembrei-me da expressão “pessoa de maus bofes”, que se aproxima bastante desta do “ovo virado”.
    Abraço,
    Alfredo Domingos

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Alf

      É verdade, existe também a expressão “pessoa de maus bofes”… risos.
      Imagine um indivíduo de ovo virado encontrando-se com um de maus bofes!
      Vixe Maria! O bom mesmo é passar longe.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. ana lucia

    Lu querida,
    Tive um chefe em Brasília que quando entrava na sala, a gente dizia: ‘psiu.. hoje ele está de ovo virado. Ainda acrescentávamos que a mulher provavelmente deveria ter dormido de jeans’.Conviver com este tipo de gente é dose. Um abraço. Ana

    Responder
    1. LuDiasBH

      Aninha

      Tais pessoas exigem muito da gente.
      É preciso sempre estar pisando em casca de ovos.
      Não me agrada viver com pessoas assim.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *