Fábula – O LEÃO E O PINTOR

Recontada por LuDiasBH

olepi

Acorreram-se os nobres para a exposição de um renomado artista. Uma das telas, em especial, causava um grande arrebatamento. Nela, um homem, usando apenas sua força, dominava um robusto leão. Mas eis que – não se sabe de onde saiu – adentra no espaço um pequeno leão. Amedrontados, os presentes calam-se, e para trás arredam, ficando o animal frente a frente com o quadro. Mirou-o por alguns instantes e à plateia deu seu sarcástico recado:

 – Nesta composição, de um humano é o triunfo, é verdade! Contudo, não há quem não saiba que os artistas são chegados a balelas e ficção. Imaginem todos vocês, se o pintor desta obra fosse um leão! Certamente a cena seria outra.

 Reflexão
Não resta dúvida de que tudo depende do ângulo em que se olha o fato. Ou, melhor ainda, da predisposição e inteligência do observador em focar os diversos ângulos de uma mesma questão, para dela extrair sua real essência. Somente os tolos deixam-se conduzir por uma única opinião, pondo a nu sua visível fraqueza, ou incapacidade de reflexão. E esse tipo de gente que mais causa medo, pois são capazes de perpetrar as maiores injustiças, acreditando que estão corretíssimos. Usam a opinião de outros como se fora sua. Estúpidos!

Apesar de aparentemente singela, a fábula mostrando a figura do leão sendo dominada por um humano, na pintura em exposição, mostra que o grupo de admiradores de tão grande façanha via-a como uma grande verdade, de tão deslumbrados que se encontrava. Essa relação pode ser vista entre o povo e a grande mídia, que dele faz massa de manobra todo o tempo. Direcionando-o para um lado ou outro, a bel prazer. Ao sabor dos acontecimentos escolhidos.

 É interessante notar como bastou o aparecimento de um pequeno leão para mostrar que não era verdade o que ali estava exposto e, que a realidade seria bem outra, se um leão tivesse pintado o quadro. As balelas e ficção atribuídas aos artistas, que têm o poder de mudar a realidade de sua obra, conforme sua inspiração, não calha à mídia, que tem a obrigação de ser imparcial e correta, se quiser merecer respeito.

 Nota: imagem copiada de pt.aliexpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *