FESTAS – NOZES E CASTANHAS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz noz

Durante as festas de fim de ano, época das gôndolas nos supermercados cheias de oleaginosas, classe de alimento que inclui as castanhas, as nozes e amêndoas. Se você gosta de comer oleaginosas, saiba que esse hábito pode estar cortando o seu risco de morte prematura por comer um punhado delas todos os dias.

Uma nova pesquisa, liderada pelo Cancer Institute, descobriu que as pessoas, que comiam uma porção de oleaginosas por dia, reduziam em até 20% o risco de morte por qualquer causa nas três décadas seguintes, em comparação com aqueles que não ingeriam estes alimentos.

Os resultados foram publicados na edição de novembro no “New England Journal of Medicine”. O estudo incluiu 76 mil mulheres e cerca de 42 mil homens, durante 30 anos. Importante frisar que nenhum deles tinha histórico de doença cardíaca, AVC ou câncer no inicio do estudo. Durante os 30 anos de acompanhamento, morreram cerca de 16 mil mulheres e 11 mil homens. Quando os pesquisadores compararam pessoas que comeram oleaginosas com aquelas que nunca incluíam esses alimentos na dieta, eles descobriram uma expressiva diferença no risco de morte por qualquer causa no decorrer dos 30 anos.

Aqueles que faziam esse lanche uma vez por semana tiveram um risco 11% menor de morte, enquanto as pessoas que comiam duas a quatro porções por semana sofreram uma queda de 13% no risco. A amostragem de quem comeu todos os dias mostra que foram diminuídas as chances de mortalidade em 20%. Comer mais oleaginosas também foi associado a um menor risco de morte especificamente por câncer, doenças cardíacas e doenças respiratórias. O estudo também revela que quem consome regularmente estes alimentos vive mais tempo e melhor.

No decorrer do estudo já era sabido que as oleaginosas são ricas em ácidos graxos insaturados (mais conhecidos por ômega), fibras, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. Pesquisas anteriores já haviam relacionado o consumo delas a um menor risco de doença cardíaca, bem como redução do colesterol alto. Também foi verificado que as pessoas que comiam nozes tendiam a ser mais saudáveis, tinham menores taxas de obesidade, melhores taxas de colesterol, menor tendência ao diabetes e menor circunferência abdominal.

Portanto, se você pretende ampliar seu tempo de vida com mais saúde, faça uso destes alimentos diariamente e não só agora nas festas de final de ano. As oleaginosas têm propriedades como alimento funcional. Que significa, em última instância, que são consideradas como nutracêuticos, ou seja, tem propriedades como um “medicamento nutricional”.
Um bom Natal e um Feliz Ano Novo a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *