Figari – ALUCINAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

aluc

A pintura Alucinação é uma obra do pintor uruguaio Pedro Figari, em que quatro figuras humanas compõem a cena: duas mulheres e dois homens, todos de cor negra. O pintor fez uso de toques rápidos de tinta, que remetem ao ritmo ligeiro da dança, criando uma bela sinfonia de cores e de ritmo.

O casal de dançarinos ocupa a parte central da tela. O homem virado para a frente, mas sem encarar o observador, tem olhos e lábios esverdeados, que contrastam com a sua pele escura. Sua camisa verde traz pinceladas sobrepostas, que lhe adicionam zonas de cores azul, amarela e branca. Um cinto vermelho separa a camisa da calça verde-amarronzada. A mulher, de costas para o dançarino, usa um vestido longo cor-de-rosa. Na cabeça ostenta uma fita vermelha. Ela se encontra de frente para uma segunda figura feminina, à direita, com um vestido verde enfeitado de branco. Os dois dançarinos trazem as mãos espalmadas para baixo, e que mais se parecem com manchas, de modo a sugerirem movimento.

À esquerda, um homem, vestido com uma bata azul e trazendo uma fita branca envolta da cabeça, toca atabaque, instrumento usado para marcar o ritmo das danças religiosas e  populares de origem africana.

Ficha técnica
Ano: 1923
Técnica: óleo sobre cartão
Dimensões: 50 x 40 cm
Localização: coleção particular

Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *