Figari – CORTEJO NUPCIAL

Autoria de LuDiasBH

cornu

A composição Cortejo Nupcial é uma obra do pintor uruguaio Pedro Figari, em que o artista exalta a culura de sua gente, ao focalizar o seu passado.

Uma comitiva, formada por homens e mulheres, acompanha os noivos em direção à igreja. Todos os paraticipantes, montados num total de oito cavalos, passam diante de uma casarão com três janelas. A noiva e o noivo ocupam o centro do grupo viageiro.

É interessante notar que, seguindo a tradição da época, as figuras femininas encontram-se montadas de lado, no silhão, voltadas para a esquerda. O silhão era uma sela grande, que possuía estribo apenas de um lado, e uma parte arqueada, onde montavam as mulheres com seus vestidos e saias. Naquele tempo, o sexo feminino ainda não fazia uso da calça.

A noiva e mais uma segunda mulher, que se encontra à frente da comitiva, levam outra pessoa na garupa, possivelmente uma criança ou adolescente, montadas na mesma posição. Um cãozinho segue o grupo, fazendo parte do cortejo. Acima do casarão vê-se o céu azul, com um grande círculo à direita, no meio do qual aparece uma grande lua branca. Um lampião é visto na parede da casa.

Ficha técnica
Ano: 1932
Técnica: óleo sobre cartão
Dimensões: 60 x 60 cm
Localização: coleção particular

Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *