Fra Angelico – A ANUNCIAÇÃO

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Autoria de Lu Dias Carvalho

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O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. (Anjo Gabriel)

Eis aqui a serva de Deus; faça-se em mim segundo a tua palavra. (Virgem Maria)

Fra Angelico (1384-1455) tinha a Anunciação como tema constante na sua obra. A história bíblica que narra o encontro do anjo Gabriel com a Virgem Maria, para lhe dizer que fora escolhida como mãe do Salvador, foi retratado por ele diversas vezes.

A Virgem e o anjo encontram-se num pórtico iluminado e colorido, inclinados, numa posição de extrema modéstia e submissão. Acima da coluna central do pórtico, situada entre Maria e o anjo, está presente Deus Pai, que a tudo presencia.

Com sua figura graciosa e delgada, a Virgem Maria encontra-se assentada numa cadeira vistosa e traz no colo as Sagradas Escrituras. Está vestida com singeleza e tem os cabelos cobertos por um fino véu.  As mãos cruzadas sobre o peito demonstram a sua humildade e reverência diante de tão divinal missão. Raios de luz divina, atravessando a composição em diagonal, recaem sobre ela, iluminando suas vestes.

 A pomba branca que desce numa bola de luz em direção à Virgem simboliza o Espírito Santo. E a descida do Espírito Santo simboliza o momento exato da concepção. Uma auréola de luz, comum em todos os santos, circunda a cabeça de Maria e a dos dois anjos presentes na composição simbolizando a santidade.

Gabriel encontra-se ricamente vestido, com raios dourados ejetando-se de suas vestes e traz asas esplendorosas, o que demonstra a sua importância como mensageiro de Deus. Apesar de sua relevância, sua postura é de humildade. A seu lado esquerdo encontra-se uma passagem, coberta com uma cortina vermelha, que leva ao quarto de Maria. A cobertura do passadouro simboliza o recolhimento e a vida recatada da Virgem.

Uma cerca e uma sebe florida fazem a separação entre o cenário, onde se encontram a Virgem e o anjo Gabriel, e aquele onde se vê Adão e Eva sendo expulsos do Paraíso. As rosas brancas destacam-se, representando a pureza da Virgem. As flores delicadas que se espalham pelo jardim são parecidas com as estrelas vistas no teto negro do pórtico. Do outro lado da cerca as árvores são frutíferas. A andorinha, pousada acima da coluna central, simboliza a ressurreição de Jesus Cristo.

Além do anjo Gabriel há na pintura outro anjo: aquele que aponta sua espada para Adão e Eva ao expulsá-los do paraíso. Os anjos são retratados como dois jovens. Adão e Eva, num plano superior, envergonhados, são expulsos por um anjo do Jardim do Éden. Os dois pecadores encontram-se num terreno árido e desolador, bem diferente da beleza vista em derredor. Ao contrário de outras representações de Adão e Eva, Fra Angelico retrata-os vestidos, de acordo com o objetivo que ele via na pintura.

Na sua pintura A Anunciação, Fra Angelico apresenta a expulsão de Adão e Eva do Paraíso e a visita do anjo Gabriel à Virgem ao mesmo tempo. Como suas pinturas tinham sempre o objetivo de doutrinar, ele quis mostrar que, apesar da queda da humanidade, Cristo nasceria para libertá-la de seus pecados.

Ficha técnica
Ano: c.1435
Técnica: ouro e têmpera sobre madeira
Dimensões: 194 cm x 194 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa:
Artes em Detalhes/ Folha
Grandes Pinturas/ Folha

6 comentaram em “Fra Angelico – A ANUNCIAÇÃO

    1. LuDiasBH Autor do post

      Maricela

      A escrita do que eles dizem é em latim e significa:

      Diz o anjo Gabriel: “O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra”.

      Responde Maria: “Eis aqui a serva de Deus; faça-se em mim segundo a tua palavra”.

      Agradeço a sua visita e comentário. Venha sempre nos visitar.

      Beijos,

      Lu

      Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Maricela

          Não encontrei uma imagem grande através da qual eu pudesse reconhecer a língua presente na escrita. Mesmo usando lupa eu não consegui divisar. O mais comum, porém, era o uso do latim pela Igreja Cristã da época. Pode ser também o aramaico. Caso venha a descobrir, eu lhe informarei.

          Continue nos visitando. Você é muito especial.

          Beijos,

          Lu

  1. Antonio Messias

    Lu

    Neste quadro o propósito religioso supera o esmero da arte. A meu ver Adão e Eva ao fundo, em menor escala, tiram a atenção da arte principal que são anjo e a virgem. Evidentemente que deve-se analisar com o olhar da época.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Antônio

      Muitos nem mesmo percebem a diminuta cena que ocorre em segundo plano. O propósito da obra era mostrar que apesar do pecado de Adão e Eva, eles seriam redimidos com o nascimento de Cristo. Portanto, uma cena está ligada à outra.

      Responder

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