Fragonard – A LIÇÃO DE MÚSICA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor francês Jean- Honoré-Fragonard (1732 – 1806) deu início aos seus estudos artísticos com o mestre Jean-Siméon Chardin, famoso por suas naturezas-mortas e pinturas de gênero. Depois estudou com François-Boucher, que muito o impressionara e de quem herdou muitas influências. Sua ida para Roma em razão de uma bolsa de estudos ganha como prêmio, possibilitou-o estudar na Academia de França em Roma, onde estudou pintura barroca e Pietro da Cartona, ali permanecendo cerca de cinco anos. Continuou suas viagens pelos grandes centros de arte, aumentando seus conhecimentos. Ao lado de Antoine Watteau e François Boucher, o artista é tido como um dos mais importantes pintores de gênero de antes da Revolução Francesa. Como típico representante do Rococó francês, Fragonard não aderiu à revolucionária arte neoclássica.

A composição acima é uma pintura de gênero, pertencente ao estilo Rococó, intitulada A Lição de Música, obra do artista. Ela parece inacabada, com toques muito leves, não trazendo o colorido das pinturas do pintor. É por isso que alguns críticos dizem que se trata de um croqui, ou seja, de um estudo para uma pintura. A cena apresenta dois jovens personagens. A garota, bem séria, encontra-se diante do piano, com as mãos no teclado, enquanto o rapaz, aparentemente muito novo, parecendo ser seu professor, encontra-se à sua esquerda, com a mão esquerda sobre o livro de pautas e a direita sobre o espaldar da cadeira da garota.

Além do caderno de pautas sobre o piano vê-se também um candelabro. Sobre a cadeira almofadada, à direita, há um gatinho olhando para o observador, um instrumento musical e algumas folhas soltas. O enquadramento apertado da obra parece comprimir os personagens na tela.

Ficha técnica
Ano: c. 1769
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 110 x 120 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris, França

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *