Gainsborough – A FLORESTA DE GAINSBOROUGH

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

aflodega

A composição A Floresta de Gainsborough é obra do pintor inglês Thomas Gainsborough, que no início de sua carreira artística pintou cenas e paisagens idílicas. Trata-se de uma de suas primeiras pinturas, feita quando ele se encontrava com 21 anos de idade. Apesar de ainda muito novo, a obra é minunciosamente trabalhada, revelando a influência dos mestres holandeses do século anterior ao do artista.

 Apesar do realismo com que pinta as pequenas figuras humanas, o artista deixa patente o seu fascínio pela paisagem. A natureza é exuberante, monumental e lírica. Frondosas árvores tomam grande parte da tela. Suas sombras refletem delicadamente sobre o regato, à direita. As nuvens, de uma cor azul esverdeada, mostram um colorido sonhador.

 Algumas cenas são vistas abaixo das árvores: à esquerda, em primeiro plano, um homem de chapéu amarra um feixe de lenha, enquanto seu cachorro dorme atrás dele; mais adiante, um homem de camisa branca descansa sua pá num pequeno morro, tendo ao lado uma jovem, sentada, com o que parece ser um falcão ou águia no colo; pela estrada, com marcas profundas de rodas, um caçador segue em direção à cidade, com seu cachorro a acompanhá-lo; um homem de chapéu, em seu cavalo branco, segue mais à frente, na estrada; dois burros descansam debaixo de uma árvore, à direita, etc. Ao fundo, junto ao horizonte, algumas edificações são vistas, dentre elas a torre majestosa de uma igreja.

 Ficha técnica
Ano: 1748
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 120 x 150 cm
Localização: National Gallery, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Thomas Gainsborough / Abril Cultural
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *