Gainsborough – RETRATO DO CASAL ANDREWS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Estou farto de retratos e gostaria muito de pegar minha viola de gamba e ir para algum bom povoado onde pudesse pintar paisagens… (Thomas Gainsborogough)

A composição Retrato do Casal Andrews, também conhecida por Robert Andrews e a sua Mulher Frances, ou ainda Senhor e Senhora Andrews, é uma das obras mais famosas do pintor inglês Thomas Gainsborough, produzida no início de sua carreira, quando ele contava com 22 anos de idade. Nesta tela, o artista diminuiu os apuros estéticos, para compor uma obra mais simplificada, num cenário idílico pastoril, que reúne um retrato duplo de um casal e uma vista aberta, horizontal, tendo início em primeiro plano.

Um jovem casal aristocrático, formado por Robert Andrews e sua esposa Frances Mary, posam orgulhosamente em suas terras, possivelmente para celebrar o casamento. Presume-se que à época Robert teria 22 anos e Frances 16, sendo a paisagem retratada propriedade deles. Para alguns críticos, a presença dos retratados é supérflua, diante da majestade da natureza. Alguns dizem que, embora fosse o predileto da aristocracia, o pintor não gostava de conviver com ela, preferindo a gente simples.

O casal encontra-se debaixo de um carvalho com um espesso tronco, em meio a uma paisagem rural, próximo a um campo de trigo. Frances Mary está sentada à esquerda, num banco verde de ferro batido, de estilo rococó. Está sentada ereta e bem composta, tomando quase todo o banco com seu vestido volumoso de cetim azul que a luz modela com extrema beleza. Trata-se de um traje informal, à época. Traz na cabeça um grande chapéu amarelo, feito de palha. Tem as mãos no colo. Seus pés pequenos estão dentro de um par de mules pontudas, feitas de seda, em sintonia com os pés do banco e do marido. Sua fisionomia é a de uma boneca. A pintura de seu colo está inacabada, ou seja, não se encontra pintada com a cor azul de sua roupa. Não se sabe o que seria colocado no colo da dama, ou se deixá-la assim era o desejo do pintor. Marido e mulher trazem os olhos fixos no observador.

O jovem marido mostra-se imponente e sério, sendo retratado de modo informal, como um cavalheiro rural. Encontra-se de pé, à direita da esposa, escorado no banco. Usa um casaco apropriado para a caça, com sacos para pólvora. Suas calças vão até os joelhos, onde começam a aparecer as meias brancas que também cobrem os pés. Seus sapatos pretos possuem fivelas prateadas. Os pés cruzados também estão em sintonia com as raízes da árvore.  Na mão esquerda segura uma luva, enquanto enfia a direita dentro do bolso. Debaixo do braço traz uma espingarda. Um cão de caça está ao seu lado, observando-o com extrema fidelidade.

 A composição assimétrica e descentraliza é uma característica do estilo rococó. O retrato de corpo inteiro alia-se a natureza, dando vida a um novo tipo de representação que viria marcar a tradição inglesa. O artista, portanto, acrescentou ao retrato uma boa dose de lirismo, romanticamente idealizado, prenunciando o Romantismo e a arte da imaginação. O retrato não foi pintado ao ar livre. A paisagem apresenta um campo amarelado de trigo que foi plantado em linha reta e se funde com a relva verde e as árvores.  Em primeiro plano estão os feixes de trigo, simbolizando a fertilidade, o que leva a crer que se trata realmente de um retrato de casamento.

O local mostra-se muito bem cuidado. À direita estão três árvores, praticamente do mesmo tamanho, que se equilibram com o grosso carvalho à esquerda, onde posa o casal. São também responsáveis por levarem o olhar do observador até às nuvens que perambulam pelo céu, como se fossem um pano de fundo. Ovelhas são vistas pastando num cercado, no centro do quadro. Atrás do senhor Andrews vê-se o gado próximo a um abrigo de madeira. Ao fundo são vistas muitas árvores, serras e duas edificações.  O artista fez da paisagem inglesa o verdadeiro protagonista da obra. A colocação do casal à esquerda, possibilitou ao pintor esmerar-se na paisagem, ampliando-a.

  Ficha técnica
Ano: 1750
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 70 x 118 cm
Localização: National Gallery, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Thomas Gainsborough / Abril Cultural
Arte em detalhes/ Robert Cumming
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
http://www.theartwolf.com/landscapes/gainsborough-mr-mrs-andrews.htm
http://www.wga.hu/html/g/gainsbor/02andrew.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *