Giovanni Bellini – A APRESENTAÇÃO NO TEMPLO

Autoria de LuDiasBH

 aprenote    aprenote1

A composição A Apresentação no Templo é uma obra do pintor italiano Giovanni Bellinni. O artista tomou como modelo, para fazer sua obra, a pintura de mesmo nome de seu cunhado Andrea Mantegna (gravura menor).

As duas composições são iguais tanto na estrutura quanto nas figuras representadas, sendo que o quadro de Mantegna apresenta seis personagens e o de Giovanni Bellini oito. A obra de Bellini também dispensa as auréolas vistas na de seu cunhado. Ele também trocou a moldura da pintura de Mantegna por um parapeito de mármore, o que traz uma maior sensação de intimidade com o observador. Ambos os artistas referem-se ao mesmo tema.

A Virgem Maria, bem jovem, encontra-se em primeiro plano, encostada numa borda de mármore, onde uma pequena almofada serve de apoio para os pés do Menino Jesus, enrolado em faixas brancas e com uma touca vermelha na cabeça. Ela o entrega ao sumo sacerdote Simeão, que traz os braços abertos, tocando a criança. Outras pessoas presentes à cerimônia foram representadas por:

  • Nicolesia, irmã de Giovanni Bellini, e seu marido Andrea Mantegna, ambos com o olhar voltado para a esquerda;
  • Jacopo Bellini, pai do pintor e sogro de Mantegna, encontra-se no meio, entre a Virgem e o sumo sacerdote, e representa São José, o esposo de Maria;
  • as outras duas figuras, uma à esquerda e outra à direita, presume-se que sejam o próprio pintor e sua mãe Anna.

Ficha técnica
Ano: c. 1462
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 80 x 105 cm
Localização: Fundação Querini Stampalia, Veneza, Itália

 Fonte de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
http://www.wga.hu/html/b/bellini/giovanni/1460-69/037prese.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *