Goya – A DUQUESA DE ALBA (II)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

alba1

Ereta, elegante e orgulhosa, a duquesa aparece sozinha e preenche quase todo o espaço da composição. A não ser a paisagem do rio que corre atrás dela, nada há que distraia o observador. Sua postura indica a posição social que possui, assim como seu caráter forte. A beleza, popularidade e riqueza da duquesa de Alba tornaram-na uma mulher muito invejada. Era também chegada aos escândalos, em razão de sua personalidade forte e dos muitos amantes que possuía. Quando posou para este retrato,  estava com 35 anos de idade.

O pintor Goya foi responsável por imortalizar a duquesa de Alba numa série de retratos. E este é o mais comentado de todos. A frase Solo Goya está escrita na areia, aos pés da duquesa, e um de seus anéis traz escrito o nome do pintor – Goya. Com este retrato, os boatos de que o artista tinha um romance com a aristocrata tornou-se mais forte ainda. Ela morreu cinco anos após o término deste quadro.

Na composição, a duquesa usa um vestido preto e mantilha, vestimenta típica de uma viúva. As mangas são trabalhadas em ouro. Traz na cintura um laço vermelho. Seu rosto não expressa nenhuma emoção. Possui uma cabeleira abundante e sobrancelhas grossas e negras. Além do anel de ouro, onde está escrito o nome do pintor,  também usa um anel de diamante com o nome  “Alba”.

A mão direita da duquesa de Alba traz o dedo indicador direcionado para a areia, onde está escrito “Só Goya”, direcionando o olhar do espectador para a escrita. Alguns estudiosos chegaram a imaginar que o artista poderia ter pintado as palavras sem que a duquesa disso tivesse conhecimento. O retrato acima não foi entregue à família, mas permaneceu com o artista em sua oficina.

Ficha técnica:
Ano: 1797
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 210 x149 cm
Localização: Hispanic Society, Nova York, EUA

Fonte de pesquisa
Los secretos de las obras de arte/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *