Heitor dos Prazeres – A PRAINHA

Autoria de LuDiasBH

HEIPRAINHA

A composição A Prainha é uma obra do compositor, cantor, sambista e pintor brasileiro Heitor dos Prazeres. O artista optou pela arte naïf, também conhecida como arte primitiva ou ingênua.

Existem dúvidas quanto à real localização do lugar que esta pintura retrata. Na tela estão presentes quatro figuras humanas, todas elas negras. Sentado sobre uma pedra, uma figura com chapéu de palha toca seu instrumento, que se parece com um cavaquinho. Um segundo elemento, de calça escura e camisa branca listrada de azul, com um cesto de peixes na cabeça, dá uma pausa em seu caminhar para ouvir a música tocada pelo homem.

Mais ao longe, duas mulheres, uma de vestido vermelho e outra de azul,  com dois potes de barro na cabeça, caminham em direção oposta ao do tocador. Seus vestidos rodados agitam-se enquanto elas andam. As duas figuras são similares, possuem apenas a posição invertida e as vestimentas de cor diferente.

Algumas casinholas feitas de barro são vistas à direita e à esquerda na tela. Cinco belas palmeiras fundem-se com o céu colorido com vários matizes de tons delicados. Inúmeras pedras escuras espalham-se pela paisagem. Na parte inferior da tela é possível ver um pequeno trecho do mar azul.

Ficha técnica
Ano: 1965
Dimensões: 45,6 x 54,7 cm
Técnica: óleo sobre tela e Eucatex
Localização: Acervo do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil/ RJ/ Brasil

Fonte de pesquisa
Heitor dos Prazeres/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *