Heitor dos Prazeres – BAILE DE RUA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

HEIBAIRU

A composição Baile de Rua é uma obra do compositor e pintor brasileiro Heitor dos Prazeres. O artista optou pela arte naïf, também conhecida como arte primitiva ou ingênua.

Um grupo animado de sambistas, composto por nove mulheres e  nove homens, toma parte da rua para extravasar sua alegria. Estão presentes quatro instrumentos musicais: pandeiro, cavaquinho, flauta e o que parece um maracá, tocado pelo homem de camisa branca. O cavaquista, vestido com um terno branco, o pandeirista usando uma calça azul e uma camisa branca com listras pretas, e o homem de terno azul, que parece tocar uma flauta, estão num plano superior, numa espécie de tablado. Alguns dos sambistas estão voltados para os músicos. Apenas duas mulheres encaram o observador. As roupas são coloridas, sendo o amarelo e o branco as mais chamativas.

Ao fundo, as casas trazem suas janelas e portas de madeira abertas, simbolizando que as pessoas ali também estão atraídas pela folia. As duas lâmpadas acesas no poste indicam que já é noite. Naquela época, as ruas, em que moravam as comunidades negras, eram tomadas por grupos musicais que levavam consigo muita gente.

Ficha técnica
Ano: 1954
Dimensões: 49 x 65 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: coleção da família do artista

Fonte de pesquisa
Heitor dos Prazeres/ Coleção Folha

2 comentários sobre “Heitor dos Prazeres – BAILE DE RUA

    1. LuDiasBH Autor do post

      Júlio

      Também gosto muito de música. Vi que você é professor de flauta tranversal. Que maravilha! Deve também tocar outros instrumentos. Já iniciei um curso de violão, mas acabei abandonando. Não tenho dom algum. Gosto mesmo é de escrever.

      Agradeço a sua visita e comentário. Volte sempre.
      Obs.: seu e-mail está incorreto.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *