Heitor dos Prazeres – FREVO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

HEIFREVO

A composição Frevo é uma obra do compositor, cantor e pintor brasileiro Heitor dos Prazeres. O artista optou pela arte naïf, também conhecida como arte primitiva ou ingênua. Ele gostava muito de retratar pessoas dançando. Muitos de seus quadros são bastante parecidos,  possuindo apenas ligereiras variações.

O artista tanto era ligado ao samba quanto ao frevo, temáticas que podem ser observadas em grande parte de sua obra. Ao contrário de suas outras telas, em que destaca tais danças, aqui ele elimina a presença de instrumentos musicais, provavelmente para dar mais ênfase aos passistas que se exibem na rua.

Cinco personagens compoem o quadro, sendo dois homens e três mulheres. Dessa vez são as garotoas que usam vestidos listrados, enquanto eles vestem camisas lisas. Todos os passisitas portam sombrinhas, que têm a função de ajudar no equilíbrio, excetuando o de calça morrom-claro e camisa aul, o único também a olhar para a direita. Os demais dirigem a cabeça para a esquerda. As sombrinhas e os sapatos das mulheres combinam com seus vestido. Os homens usam calças compridas, meias brancas e sapatos pretos ornamentados de branco.

As poses das garotas são similares: mão direita na cintura e esquerda segurando a sombrinha, pé esquerdo na frente e direito atrás, e o rosto voltado para cima. O homem à esquerda tem as pernas bem abertas, num passo de difícil equilíbrio.  O da lateral esquerda, com suas calças escuras, quase toca o chão com as nádegas. As sombrinha estão direcionadas para trás, como se houvesse um vento a empurrá-las.

Atrás do grupo está um muro de arrimo. O chão é feito de quadrados de cor cinza, contornados por preto. E o fundo neutro da tela destaca ainda mais o colorido dos passistas e suas sombrinhas.

Ficha técnica
Ano: sem data
Dimensões: 36,5 x 45 cm
Técnica: óleo sobre tela colaca em eucatex
Localização: Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Brasil.

Fonte de pesquisa
Heitor dos Prazeres/ Coleção Folha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *