Henrique Bernardelli – TARANTELLA

Autoria de LuDiasBH

taran

Excelente pintura de costumes, enérgica e real. (Gonzaga Duque)

A composição Tarantella é uma obra do pintor brasileiro Henrique Bernardelli, que retrata uma dança popular napolitana (tarantela), que é acompanhada por pandeiro e castanholas. Trata-se de uma cena folclórica e convencional que acontece no interior de uma taverna.

As figuras centrais são duas mulheres, gente do povo, que dançam ao sabor do ritmo da tarantela. A morena tem o braço direito levantado, empunhando um pandeiro, enquanto a loira segura seu instrumento musical rente à cintura.

À direita das figuras centrais estão uma mulher tocando pandeiro e um homem tocando acordeão. Entre os dois músicos, um rapaz dobra-se para beijar ou conversar com uma garota, que se encontra sentada, com a cabeça abaixada. Atrás dos quatro é possível ver outro casal.

Um homem idoso, assentado próximo a um pilar de madeira, acompanha com os olhos as dançarinas. Atrás dele, uma menina, em cima de um banco, procura ver melhor a cena, tendo atrás de si um garoto.

Por trás do balcão, a taverneira levanta um bebê nos braços. Até mesmo um cachorrinho de pelo negro, na frente do homem de cabelos brancos, parece acompanhar a dança. Em cima do fogão, no fumeiro, carnes e linguiças estão sendo defumadas.

O artista assina seu nome na meia parede atrás do homem idoso, onde a garotinha escora seu braço esquerdo: “Roma, H. Bernardelli”. Seu quadro deve ter sido pintado em Roma, onde ele passou muito tempo.

Ficha técnica
Ano: 1886
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 98 x 98 cm
Localização: Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Fonte de pesquisa
A arte brasileira em 25 quadros/ Rafael Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *