HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

cub

Muito se tem dito sobre a criatividade do brasileiro e sobre a facilidade que possui para fazer piada sobre qualquer tipo de acontecimento. Isso fica evidente na sátira gráfica feita no Brasil, destacada e elogiada em todo o mundo. Sua tradição vem das campanhas que objetivavam abolir a escravatura em nosso país e da luta pela proclamação da República, ou seja, desde o século XIX, destacando-se os nomes de Agostini e Bordalo Pinheiro.

O Brasil, há mais de dois séculos, tem sido um celeiro de grandes nomes da caricatura, que vêm espalhando humor através dos tempos, num criatividade de fazer inveja. O livro História da Caricatura Brasileira, obra do historiador, pesquisador, caricaturista, editor e sociólogo brasileiro, Luciano Magno, faz uma deliciosa viagem através dos tempos, mostrando a caricatura no Brasil no século XX, com o objetivo de resgatar e revisar a história desta arte, desde os seus primórdios aos dias de hoje. São 25 anos de muita pesquisa e criatividade. O autor traz à tona diversos artista da caricatura no país.

Segundo o escritor Luciano Magno, 25 de julho de 1822 foi o marco da caricatura no Brasil, quando “um anônimo, mas patriótico desenhista publicou a primeira caricatura brasileira, agora, também pela primeira vez, apresentada e reconhecida num estudo profundo e abrangente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *