ÍNDIA – O FOGO SAGRADO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

fogsag

Os rituais hindus vão muito além do que imagina a nossa vã filosofia. Quando pensávamos que nada mais tínhamos para descobrir, eis que surge o Casamento Gandara: um casamento indissolúvel, realizado diante das chamas do fogo sagrado.

Primitivamente, os indianos possuíram uma literatura sagrada intimamente ligada à sua religião. Os primeiros livros dessa literatura são os Vedas (conjunto de textos sagrados), que descrevem e celebram os deuses de então:

  • Agni – deus do fogo: do fogo doméstico, do fogo celeste, do sol, do fogo das nuvens, do raio,
  • Indra – o deus da atmosfera, análogo ao Zeus dos gregos,
  • Soma – a lua, etc.

Agni, portanto, é o deus do fogo sagrado na cultura védica, importante em quase todos os rituais religiosos, pois os hindus acreditam que, sem o fogo, não pode haver vida. O deus Agni está presente em vários hinos dos Vedas.

O fogo é um dos quatro elementos que regem o planeta (Fogo, Água Ar e Terra), sendo considerado um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca. Quase todos os rituais religiosos são realizados na presença desse elemento, seja em forma de fogueiras, ou mesmo simplesmente representado por uma vela, possuindo um misticismo, que envolve quase todas as crenças.

Nas religiões neopagãs, como é o caso do Druidismo, da Wicca e da Asatru, também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do Universo, sendo eles o Fogo, a Água, o Ar, a Terra e Akasha, sendo este último a manifestação da energia divina.

 A Índia é o país dos rituais, assim como os demais países do Oriente. E o mais engraçado é que poucas pessoas conhecem a origem desse ritualismo, mas dele fazendo parte sem ter um mínimo de noção. Agem, na maioria das vezes, por mero condicionamento. Dentre tantos rituais, está o casamento, pois goza de grande prestígio dentro da tradição hinduísta.

A família representa um pequeno núcleo do Estado. Sendo que tudo é feito no sentido de fazê-la prosperar. Sem a família, nenhum de seus membros consegue apoio, pois ela age em conjunto. A família é o pilar da sociedade hindu. Quando o filho casa, a esposa acompanha-o para morar com sua família. Quem casa um filho, ganha uma filha e quem casa uma filha, perde-a para a família do esposo. Mesmo dentro do hinduísmo, existem muitos rituais relativos ao casamento, variando de região para região, cultura e costumes étnicos.

Nota: Imagem copiada de http://valeriareis.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *