Jacob Jordaens – RETRATO DE UM HOMEM…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição denominada Retrato de um Homem e sua Mulher é obra do pintor Jacob Jordaens (1593 – 1678), um importante artista do Barroco Flamengo. Estudou com Adam van Noort que foi professor de Peter Paul Rubens, tendo também trabalhado por um curto período de tempo com Rubens. Dono de um estilo parecido com o de Caravaggio, embora também se arvorasse na pintura holandesa, o pintor executou inúmeras encomendas, inclusive internacionais.

Os dois retratados não foram identificados, mas presume-se que se trate de marido e esposa. O formato da pintura leva a um típico casamento da época (século XVII), pois a hera que se encontra subindo na arquitetura, à esquerda do casal, simbolizava o amor e a fidelidade matrimonial. O retrato foi tirado ao ar livre, como mostra a paisagem à direita.

A mulher encontra-se sentada, tendo o marido de pé, às suas costas. A vestimenta de ambos retrata a época em que viveram. A cabeça de ambos está voltada para o observador.

Durante muito tempo este retrato foi tido como obra de Peter Paul Rubens, pessoa de quem Jordeans foi assistente e grande conhecedor de seu estilo. Mais novo do que Rubens e Van Dyck – seus contemporâneos – o artista tornou-se um reconhecido pintor de retratos em Antuérpia, merecidamente sucessor de seu mestre.

Ficha técnica
Ano: c. de 1621 – 1622
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 124,5 x 92,4 cm
Localização: Museu de Arte, Boston, EUA

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.mfa.org/collections/object/portrait-of-a-young-married-couple-31681

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *