Jacob van Ruisdael – MAR BRAVO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor holandês Jacob van Ruisdaele (1628/1629 – 1682) era filho do também pintor Isaac van Ruisdael. É provável que tenha recebido as primeiras aulas na oficina de seu tio Salomon van Ruysdael. O artista é tido como um dos mais notáveis pintores paisagistas holandeses do século XVII. Como o mar sempre foi parte integrante da vida holandesa, o pintor retratou-o em vários momentos.

A composição Mar Bravo é uma vista majestosa do estuário do rio Ij, próximo a Amesterdã. A natureza é mostrada com grande realismo, solenidade e beleza. O mar escuro e encapelado, cuja espuma forma uma renda branca, tem como dossel grossas nuvens que flutuam sob um fundo azul. O vento encrespa a água produzindo relevos.

Inúmeras embarcações com suas velas abertas são vistas ao fundo num mar menos turbulento. Algumas delas mostram-se inclinadas em razão da forte ventania. A que se encontra em primeiro plano traz uma bandeira que esvoaça. Ela se encontra em águas escuras e selvagens. Sua vela branca é iluminada por um raio de sol.

Ficha técnica
Ano: c.1670
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 107 x 125,8 cm
Localização: Museu de Arte, Boston, EUA

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *