Jan Miense Molenaer – UMA SENHORA COM DUAS CRIANÇAS…

Autoria de LuDiasBH 

umsecoduc

A composição Uma Senhora com duas Crianças ao Cravo é uma obra do artista neerlandês Jan Miense Molenaer (1610 (?)- 1668), que foi aluno do famoso mestre Frans Hals. Mui sabiamente o pintor elucidou o problema de retratos em grupo, ao compô-los com cenas de gênero campesino e urbano. Recebeu influências também do pintor Van Ostade.

O quadro apresenta uma cena de vida familiar. Uma  senhora encontra-se sentada diante de seu instrumento musical, com as mãos sobre o teclado. À direita da musicista estão duas crianças: uma menina de cabelos presos e um menino usando um chapéu. De acordo com pesquisas, a senhora ao cravo é Judith Leyster, esposa do pintor, contudo, as crianças não são seus filhos, levando em conta a época em que a pintura foi feita.

A mulher encontra-se elegantemente vestida no interior de uma casa abastada. Traz o corpo virado para seu magnífico instrumento musical, minuciosamente decorado, mas com a cabeça voltada para o observador. Ela toca cravo, instrumento de corda também conhecido por clavecino, pertencente à família do virginal. Na tampa do instrumento está pintada uma paisagem, onde se vê um casal abraçado. Na sua parte superior encontra-se um macaco, cuja simbologia, à época, era a de chamar a atenção contra o desejo carnal. No fundo da composição vê-se um jovem entrando pela porta.

Ficha técnica
Ano: entre 1630 e 1640
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 38,5 x 29,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *