Klimt – A VIRGEM

Autoria de LuDiasBH

avir

Em suas obras, Gustav Klimt quase sempre mostrava as mulheres sob o véu do erotismo. A sua composição A Virgem diz respeito à passagem do artista da fase dourada para um estilo diferente, quando começou a se inspirar nas obras impressionistas de de Schielle e Kokoschka.

Os elementos do quadro estão unidos numa forma ovalada, que se posiciona na tela em diagonal, devendo ser observados a partir do ângulo direito superior para o inferior. Tem-se a impressão de que o grupo gira no sentido anti-horário, como uma bacia num redemoinho. Uma das figuras, à esquerda, encontra-se de costas para o observador

As figuras femininas encontram-se assentadas num acolchoado florido, estando os corpos uns sobre os outros. A figura da virgem é o elemento principal da composição. Ela se encontra deitada no centro, numa atitude de pleno relaxamento, com os braços esticados para cima. Uma manta azul com desenhos em espiral cobre seu corpo nu. Em torno dela, suas companheiras encontram-se despertas, como se velassem por seu sono.

O fundo escuro da composição intensifica o colorido do conjunto ovalado, que está circundado por um círculo vermelho.

Ficha técnica
Ano: 1913
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 190 x 200 cm
Localização: Národní Galerie, Praga, República Tcheca

Fonte de pesquisa
Gustav Klimt/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *