LIXO ENGOLE OCEANOS E MATA ANIMAIS

Autoria da Avaaz

lixo2   lixo1   lixo3png

Queridos amigos,

Um estudo assustador recém-lançado apontou que até 2050 pode haver mais plástico no oceano do que peixes! O desconforto que essa poluição causa aos humanos não se compara com o impacto que ela tem nos ecossistemas marítimos. Golfinhos, baleias, peixes, todos os seres são afetados. Particularmente quando o plástico se desintegra em pequenos pedaços que entopem as brânquias, bocas e guelras dos animais.

Chega a ser obscena a falta de cuidado com os oceanos, o que abala nossa fé na humanidade. Mas aí ouvimos histórias como a de Terry, Christina e Chris, três amigos que tomaram conhecimento do problema causado pelo plástico e sobre a Grande Porção de Lixo do Pacífico, uma enorme ilha de pedaços muito pequenos de lixo duas vezes o tamanho da França. Eles ficaram angustiados, mas tiveram uma grande ideia: o SeaVax, um navio movido a energia solar que limpa até 22 milhões de quilos de plástico por ano. Apenas alguns desses navios podem limpar todo esse lixo em dez anos!

A ideia em torno do SeaVax é surpreendente: um navio auto-tripulado movido à energia solar que suga todo o plástico do mar, mas tem sensores especiais para proteger a vida animal. Para mudar o mundo, precisamos de mais ideias geniais como esta e outras. Se dermos o apoio necessário, poderemos ajudá-los a dar o pontapé inicial e mostrar resultados imediatos. E, em seguida, nossa comunidade pode pressionar os governos a ampliarem o alcance de ideias como esta.

Este é um excelente exemplo de como as pessoas podem fazer a diferença. Mas este é só o começo, pois eles precisam da nossa ajuda. O primeiro modelo do SeaVax já foi construído e eles precisam de mais recursos para conseguir limpar todos os oceanos do mundo. Pelo preço de uma refeição, podemos mudar essa realidade e transformar angústia em inspiração. Contribua e ajude a fazer o sonho do SeaVax concretizar-se. O movimento da Avaaz tem um papel essencial nesse caso. Não há outra comunidade como a nossa para financiar esse proj

10 comentários sobre “LIXO ENGOLE OCEANOS E MATA ANIMAIS

  1. Geraldo Magela

    Cara Lu,

    A poluição humana está espalhada por todos os lugares. Nos oceanos, nas florestas, nos rios e lagos, no espaço sideral. Vi um filme GRAVIDADE, com Sandra Bullock que retrata uma estação espacial que foi destruida por lixo de satélites e outros equipamentos desativados e abandonados no espaço. O ser humano precisa criar juizo e procurar manter a natureza que recebemos, porque é fonte de vida para todos nós. O governo brasileiro devia punir severamente todos aqueles que destruissem qualquer área da floresta amazônica, desmatando áreas imensas para atividade agro-pecuária sem licença dos órgãos competentes.

    1. LuDiasBH Autor do post

      Magela

      Concordo plenamente com você. O nosso planeta já começou a agonizar, a exemplo dos oceanos. Quem nós humanos pensamos que somos? Não passamos de seres incompetentes, arrogantes e inconsequentes. Coitadas das gerações futuras.

      Abraços,

      Lu

  2. Leila Gomes

    Educação é a peça chave dessa engrenagem toda. Nós temos que entender que o cuidado com a natureza ou a falta dele incide diretamente na nossa vida.

    Leila

    1. LuDiasBH Autor do post

      Leila

      Uma solução duradoura e eficaz está unicamente na educação do povo. Fora disso, tudo não passará de paliativo. As pessoas acham que pelo fato de jogarem um saco plástico ou um lixo qualque no mar, não fará a diferença. É preciso acabar com essa mentalidade retrógrada.

      Abraços,

      Lu

  3. Rui

    Lu
    É impressionante ver até onde chega o desrespeito pela vida no planeta Terra. Eu já fiz uma doação de €10 à Avaaz. O texto é fantástico, a culpa tem cara, há muita crueldade nisto tudo, pois matam gonfinhos,baleias e peixes,etc,etc. Em casa fazemos reciclagem do tudo, plástico, papel, alumínio e metal, temos bidões, todos deveriam trabalhar com a reciclagem, protegendo a vida no planeta.

    Abraços

    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      Além de o lixo nos oceanos e mares provocarem a morte de animais, também provoca a morte das plantas aquáticas. Na minha casa também fazemos reciclagem, que além de baratear os custos para que a indústria possa vender mais barato, ainda contribui para manter a vida do planeta em suas distintas formas. Parabéns pela doação. Se cada um der um pouquinho, é possível fazer muito.

      Abraços,

      Lu

  4. Carlos Soulie do Amaral

    Achei simplesmente fantástico este artigo. Os governos precisam de conhecer esta ideia dos aspiradores marítimos e pô-la em prática o mais rápido possível.

    1. LuDiasBH Autor do post

      Carlos
      Trata-se realmente de uma invenção muito importante para preservar a fauna e flora marítimas. Falta agora a boa-vontade dos governos, não deixando toda a responsabilidade para as ONGs e para poucas pessoas comprometidas com o planeta.

      Abraços,

      Lu

Os comentários estão fechados.