Lorenzo Lotto – MADONA E MENINO COM SANTOS

Autoria de LuDiasBH

mamecosa

A pintura Madona e Menino com Santos é uma obra do pintor, desenhista e ilustrador italiano Lorenzo Lotto (c.1480 -1556). O artista serviu de ponte de transição entre os velhos mestres de Veneza e a arte do Barroco tardio, no norte da Itália. Dentre os pintores que exerceram influência em sua obra estão Giovanni Bellini, Antonello da Messina, Giorgione, Ticiano e Rafael. Ele pintou altares, obras religiosas e retratos.

O artista apresenta em sua composição as figuras de Maria e Seu Menino, Sant’Ana, São José e um santo  ancião. A Virgem encontra-se assentada em meio às pernas descerradas de Sant’Ana, sua mãe, recostada a seu corpo, e com a mão sobre seu joelho esquerdo. Seus pés estão ocultos por seu vestido azul. No dedo médio da mão esquerda, ela traz um anel. Ela se mostra pensativa, e seu olhar é distante. Em pé, em seu no colo,  o Menino Jesus, encontra-se nu, com o rosto recostado no de sua mãe, e os bracinhos em torno de seu pescoço, mas com a cabeça e os olhos voltados para São José, seu pai adotivo.

Sant’Ana, sentada sobre uma almofada branca, onde se encontra a assinatura do pintor e o ano da criação do quadro, traz as mãos cruzadas sobre o peito. Seu olhar está direcionado para baixo, em direção à filha e o neto divino. Ela usa um anel na mão direita.  Numa posição abaixo está São José, aparentemente ajoelhado e recostado na cama, com o braço direito apoiado no esquerdo, que segura seu cajado. Ele também se mostra imerso em pensamentos, como se se encontrasse em êxtase. Atrás dele está o anacoreta São Jerônimo, com o dorso nu, usando um enorme chapéu cardinalício às costas. Na mão direita, rente ao corpo, traz um objeto, que não foi possível identificar, enquanto a mão esquerda, com a palma voltada para cima, está direcionada para o Menino.

Uma pesada cortina verde desce à direita da tela.

Ficha técnica
Ano: c. 1538
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 65 x 82 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *