Matisse – A FAMÍLIA DO PINTOR

Autoria de LuDiasBH

Chap1

Não se trata nem de um retrato, nem de decoração pura. (Sarah Stein)

Na sua composição A Família do Pintor, Henri Matisse apresenta sua família, num ambiente interno, cheio de ornamentos, com todos os membros envolvidos nas suas respectivas recreações:

• Os filhos Jean e Pierre ocupam o centro da composição, assentados, um de cada lado, diante de um tabuleiro de damas, totalmente concentrados no jogo.

• Marguerite, filha de outro relacionamento do pintor, antes de se casar, está de pé, à direita, tendo um livro fechado nas mãos, como se estivesse meditando sobre o que acabara de ler.

• Amélie, esposa de Matisse, está sentada numa poltrona, mergulhada em seu bordado.

Os dois filhos do pintor usam o mesmo estilo de roupa, com a mesma cor vermelha, sendo muito parecidos, o que os leva a perder a identidade, enquanto a duas mulheres, esposa e filha, encontram-se distantes, com roupas diferentes, sendo bem individualizadas.

Existem muitos ornamentos no ambiente. Chama a atenção um vistoso tapete oriental, no meio da sala. Dois sofás, intensamente decorados, estendem-se de um lado e outro da lareira branca, decorada com vermelho e azul, sobre a qual encontram-se dois vasos de flores e uma estatueta. A parede também é toda decorada.

Ficha técnica
Ano: 1911
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 210 x 245 cm
Localização: Museu Ermitage, São Petersburgo, Rússia

Fontes de pesquisa
Matisse/ Taschen
Matisse/ Abril Coleções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *