Mestre de Flémalle – ANUNCIAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição intitulada Anunciação é uma obra do Mestre de Flémalle, pintor flamengo. Há um grande consenso na opinião acadêmica de que ele deve ser identificado como sendo o pintor Robert Campin (c.1375 – 1444) que foi o principal pintor de sua época, em Tournai, mas cujas imagens documentadas não sobreviveram. Este painel, peça complementar de “Casamento da Virgem”, foi recortado embaixo. Alguns atribuem esta obra a Roger van der Weyden, aluno de Robert Campin, e outros a Jacques Daret.

A composição mostra a Virgem Maria sentada sobre almofadas vermelhas, absorta em seu livro de orações, recebendo a visita do anjo Gabriel para contar-lhe que será a mãe do Salvador. Ela veste um rico e volumoso manto azul, com acabamento em dourado.  Um halo resplandecente envolve sua cabeça. O anjo de longos cabelos cacheados usa um suntuoso manto vermelho e traz no rosto um semblante de alegria.

A cena da visitação acontece na ala de uma igreja gótica, com vãos arqueados e entrecruzados no interior. Na parte exterior são vistos um arco semicircular e uma torre românica espiralada, sendo que ao fundo são avistadas paredes e torre. Trata-se de uma refinada construção, abundante em luz, com belas formas arquitetônicas. Cada figura foi postada dentro de um espaço de igual equivalência, estando a Virgem na parte interior e o anjo na exterior. A nave da igreja está ornamentada como se se tratasse de um interior doméstico, inclusive dela fazem parte almofadas vermelhas e um armário, entreaberto, com objetos.

Ficha técnica
Ano: 1440/1450

Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 76 x 70 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fonte de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

2 comentários sobre “Mestre de Flémalle – ANUNCIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *