Mestres da Pintura – PINTURICCHIO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O artista italiano Bernardino di Betto Biago (c.1454 – 1513) recebeu o apelido carinhoso de “Il Pinturicchio” que significava “O Pintorzinho”, pois ele era muito baixinho, além de ter trabalhado com miniaturas no início de sua carreira. Seu aprendizado teve origem na oficina de Fiorenzo di Lorenzo, mas também recbeu grande influência do pintor Perugino, quando com ele trabalhou entre 1481 a 1483, como ajudante, na execução da decoração da Capela Sistina, na cidade de Roma. Suas obras eram bem sucedidas, tendo ele decorado no Vaticano os quartos particulares do papa Alexandre VI, pertencente à família Borgia.

Depois de passar por diferentes cidades, Pinturicchio acabou se fixando em Siena, onde fez um enorme afresco, dividido em dez partes, mostrando cenas da vida do papa Pio II. Ali também decorou a Biblioteca Piccolomini. Ele nutria grande interesse pelos afrescos, embora também trabalhasse com retratos e pinturas narrativas religiosas.  Seu estilo narrativo chamava a atenção pelos efeitos decorativos, mas sem alusão à dramaticidade. Gostava de cores luminosas. Foi o primeiro pintor do Renascimento italiano a trabalhar com a ornamentação grotesca, advinda da Antiguidade.

O artista não renovou o seu estilo, tendo permanecido fiel aos princípios estéticos do Quatrocentos, no qual se formara, apesar de ter sido um pintor prolífico, favorito dos papas e dos cardeais. Teve muita afinidade com Benozzo Gozzoli, Sandro Boticelli e Domenico Ghirlandajo, seus antecessores.  Pinturicchio nasceu em Perúgia e morreu na cidade de Siena com cerca de 59 anos de idade.

As obras de Pinturicchio são muitas vezes confundidas com as de Perugino, Lo Spagna e Rafael, pois, quando os trabalhos eram muito volumosos, os assistentes acabavam finalizando as obras iniciadas pelos mestres pintores, o que traz dificuldade para a indentificação do verdadeiro autor, ao confundir os estilos.

Fontes de pesquisa
Los secretos de las obras de arte/ Taschen
Galleria Borghese/ Os Tesouros do Cardeal
1000 obras-primas da pintura europeia/ Köneman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *