Murillo – REBECA E ELIEZER

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Por favor, dê-me um gole de água do seu jarro. (Eliezar)

Tirarei água também para os seus camelos até que fiquem saciados. (Rebeca)

A composição religiosa intitulada Rebeca e Eliezar é uma obra do pintor barroco espanhol Bartolomé Esteban Perez Murillo, que se inspirou nos pintores Guido Reni e Ribera para compô-la. Trata-se de uma das passagens bíblicas do Antigo Testamento mais representadas pela pintura universal. Murillo, dentre os pintores espanhóis de seu tempo, foi o que teve maior interesse na representação da vida cotidiana e dos tipos populares. Aqui, ele retrata uma cena tranquila, íntima e luminosa.

A cena bíblica apresenta o exato momento em que Rebeca, uma jovem mulher, que ia ao poço, todas as tardes, para buscar água, encontra-se com um homem de nome Eliezer, vindo de terras longínquas, que dela se aproxima, pedindo-lhe água. Ela lhe serve água diretamente do balde com corda, usado para retirá-la do poço danificado pelo tempo.

Quatro jovens figuras femininas encontram-se ao redor do poço, estando uma delas de costas para o observador. Rebeca, com o rosto voltado para as companheiras, oferece água para o  sedento viajante, mas sem observá-lo, enquanto este bebe, num sinal de recato. As cinco figuras compõem um arco em torno do poço. Três delas trazem um cântaro, enquanto o de Rebeca jaz ao chão. Ao fundo, à esquerda, a caravana da qual faz parte Eliezer, está parada no caminho que leva ao vale, aguardando o retorno de dono. Ali são vistos dois camelos, um cavalo e um grupo de pessoas.

Ficha técnica
Ano: c. 1660

Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 108 x 151,5 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/rebeca-y-eliezer/a75850ce-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *