Poussin – PAISAGEM COM AS CINZAS DE FOUCION

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH Poussin1

É impossível não se quedar diante desta composição maravilhosa do francês Nicolas Poussin, denominada Paisagem com as Cinzas de Focion, sua segunda composição sobre o tema.

O pintor fez duas composições ilustrando a morte de Fócio, general e estadista de Atenas, que foi executado injustamente, por uma suposta traição. A outra pintura chama-se Paisagem com os Funerais de Focion.

A composição é dividida em três planos:

  • No primeiro, estão a mulher de Focion e a escrava que a acompanha. Enquanto a primeira recolhe as cinzas do marido, a segunda vigia, temerosa de que alguém possa descobri-las, ao recolher as cinzas da inocente vítima.
  • Árvores à esquerda e à direita, carvalhos, separam as duas personagens, em primeiro plano, das atividades que acontecem no plano médio, onde se encontram inúmeras personagens.
  • No terceiro plano, ao fundo, está a cidade de Mégara, onde o corpo de Focion foi cremado, pois não foi permitido que o estadista fosse enterrado na sua cidade de Atenas.

Embora a figura da viúva seja muito pequena, diante da suntuosidade da composição, o pintor usou o colorido forte de suas roupas para chamar a atenção do observador sobre ela. Observem como o branco de sua touca e de suas vestes é resplandecente.

Ficha técnica:
Data: 1648
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 117 x 179 cm
Localização: Walker Art Gallery, Liverpool, Reino Unido

Fontes de pesquisa:
Arte/ Publifolha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *