O CRISTO PANTOCRATOR

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Inri

A palavra Pantocrator é de origem grega e significa “Todo Poderoso”, “Onipotente” ou “o Rei de Todos”. Ela também possui variante com acento gráfico no segundo “a”: pantocrátor. Provém de pan (tudo ou todo) e krátos (alto, em cima e, daí, governo, poder).

O Cristo Pantocrator, acima representado, trata-se de um gigantesco mosaico do período bizantino, que se encontra localizado na abside principal, acima do altar-mor da Basílica Ortodoxa de Monreale, na Sicília, Itália, podendo ser assim analisado:

  • Cristo traz os braços abertos, num largo gesto, que segue a forma da abside, como se recebesse o observador. A auréola ortodoxa com uma cruz no meio, simbolizando a Paixão de Cristo, demonstra a sua grandiosidade como rei espiritual e juiz supremo do Céu e da Terra.
  • A arte bizantina observava com rigor a simetria e a hierarquia. Logo abaixo da imagem de Cristo Pantocrator está a Virgem Maria com o Menino Jesus, e à sua direita encontra-se o Arcanjo Gabriel e à esquerda o Arcanjo Miguel. Ao lado de cada arcanjo estão seis apóstolos. Abaixo, estão quatorze santos, sendo sete de cada lado da janela.
  • À esquerda e à direita da cabeça de Cristo encontra-se o Cristograma (monograma) que significa “Jesus Cristo”. As barras vistas acima dessas letras (IC e XC) são um símbolo que indica a divindade do nome.
  • As imagens do Cristo Pantocrator sempre trazem esta expressão séria e meio triste. Embora abra os braços para os fiéis, seus olhos não estão direcionados a eles e sim voltados para cima, ou seja, direcionados ao reino espiritual.
  • Cristo traz na mão esquerda o Evangelho, aberto em João 8:12: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas.” A luminosidade dos mosaicos de ouro ao redor de Cristo reafirma o fato de que Ele é a luz do mundo.
  • A mão direita de Cristo está levantada, na mesma altura da esquerda, num gesto de bênção, muito comum em muitos ícones do Cristo Pantocrator, encontrados na Igreja Ortodoxa tradicional.
  • A postura dos dedos de Cristo expressam as letras gregas “I, C, X, C”, formando o Cristograma “ICXC (Jesus Cristo). Este gestual ainda é usado nos dias de hoje por padres da Igreja Ortodoxa Oriental.

Ficha Técnica
Autor: Artistas desconhecidos
Ano: 1180 – 1190
Técnica: Mosaico
Tamanho: 7m x 13m
Localização: Basílica Monreale, Sicília, Itália

Fontes de pesquisa:
Tudo sobre arte/ Sextante
A história da arte/ E.H. Gombrich
Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *